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“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que erajudeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente. As divergências econômicas entre França e Alemanha foram o estopim do conflito de proporções mundiais conhecido como a Segunda Guerra Mundial.

“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”

                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.

O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que era
judeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente.


As divergências econômicas entre França e Alemanha foram o estopim do conflito de proporções mundiais conhecido como a Segunda Guerra Mundial.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O trecho de Marc Bloch, retirado de sua obra póstuma Apologia da História ou o ofício do historiador, nos convida a refletir sobre a profundidade do trabalho do historiador, que busca compreender a humanidade em suas ações e contradições. A citação, escrita em um contexto de extrema violência — a prisão e execução de Bloch pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial —, reforça a importância de analisar os eventos históricos com rigor, evitando simplificações.

No que diz respeito ao item apresentado, que afirma que "as divergências econômicas entre França e Alemanha foram o estopim do conflito de proporções mundiais conhecido como a Segunda Guerra Mundial", é fundamental recorrer ao conhecimento histórico consolidado para avaliar sua veracidade. A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) teve causas complexas e multifacetadas, incluindo:

  • O ressentimento alemão decorrente do Tratado de Versalhes (1919), que impôs duras penalidades à Alemanha após a Primeira Guerra Mundial;
  • A ascensão do nazismo e sua política expansionista, baseada no conceito de Lebensraum (espaço vital);
  • As ambições territoriais de Adolf Hitler, que violaram acordos internacionais ao anexar a Áustria e invadir a Tchecoslováquia;
  • As tensões geopolíticas e ideológicas entre potências, como a oposição entre o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados.

Embora questões econômicas tenham desempenhado um papel no cenário pré-guerra — como a Grande Depressão de 1929 e suas consequências globais —, reduzir o estopim do conflito às divergências entre França e Alemanha é uma interpretação equivocada. O ataque direto à Polônia pela Alemanha em 1939, seguido pelas declarações de guerra da França e Reino Unido, marcou o início formal da guerra, evidenciando que fatores políticos, territoriais e ideológicos foram determinantes.

Portanto, o gabarito E) ERRADO está correto, pois a afirmação desconsidera a complexidade das causas da Segunda Guerra Mundial, simplificando um evento histórico de proporções catastróficas a um único aspecto. Como bem lembra Marc Bloch, a tarefa do historiador é farejar a "carne humana" por trás dos fatos, ou seja, compreender as motivações, contextos e nuances que os explicam.

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