O intervalo entre as duas guerras mundiais do século XX não foi outra coisa senão uma trégua. Nesse sentido, a Grande Guerra de 1914 nada mais fez do que preparar a Segunda Guerra Mundial. Revanchismo, orgulho nacional ferido e problemas econômico-sociais figuraram entre os fatores que levaram à eclosão do conflito em 1939, sem contar com a desorganização da economia mundial determinada pela Crise de 1929. Em relação a esse quadro, cujo epicentro foi a Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente. Na Segunda Guerra Mundial, dois blocos de países em luta se formaram: os Aliados (EUA, URSS e Inglaterra) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
O intervalo entre as duas guerras mundiais do século XX não foi outra coisa senão uma trégua. Nesse sentido, a Grande Guerra de 1914 nada mais fez do que preparar a Segunda Guerra Mundial. Revanchismo, orgulho nacional ferido e problemas econômico-sociais figuraram entre os fatores que levaram à eclosão do conflito em 1939, sem contar com a desorganização da economia mundial determinada pela Crise de 1929. Em relação a esse quadro, cujo epicentro foi a Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.
Na Segunda Guerra Mundial, dois blocos de países em luta se
formaram: os Aliados (EUA, URSS e Inglaterra) e o Eixo
(Alemanha, Itália e Japão).
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi marcado por uma aparente trégua, que, na realidade, serviu como um intervalo tenso entre dois conflitos de proporções catastróficas. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) não apenas deixou um rastro de destruição, mas também plantou as sementes para a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Entre os fatores que contribuíram para o novo conflito, destacam-se o revanchismo, o orgulho nacional ferido e as crises econômicas e sociais, agravadas pela desorganização da economia mundial após a Crise de 1929.
No cenário da Segunda Guerra Mundial, dois grandes blocos se formaram: de um lado, os Aliados, liderados por Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra; do outro, as potências do Eixo, compostas pela Alemanha, Itália e Japão. Essa divisão refletia não apenas diferenças ideológicas, mas também disputas por poder e influência em escala global.
Portanto, a afirmação de que os Aliados (EUA, URSS e Inglaterra) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) foram os dois blocos principais em conflito durante a Segunda Guerra Mundial está correta, conforme indicado pelo gabarito.
Deixe um comentário