Voz do sangue Palpitam-meos sons do batuquee os ritmos melancólicos do blue.Ó negro esfarrapadodo Harlemó dançarino de Chicagoó negro servidor do SouthÓ negro da Áfricanegros de todo o mundoEu juntoao vosso magnífico cantoa minha pobre vozos meus humildes ritmos.Eu vos acompanhopelas emaranhadas áfricasdo nosso Rumo.Eu vos sintonegros de todo o mundoeu vivo a nossa históriameus irmãos.Disponível em: www.agostinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015.Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de
Voz do sangue
Palpitam-me
os sons do batuque
e os ritmos melancólicos do blue.
Ó negro esfarrapado
do Harlem
ó dançarino de Chicago
ó negro servidor do South
Ó negro da África
negros de todo o mundo
Eu junto
ao vosso magnífico canto
a minha pobre voz
os meus humildes ritmos.
Eu vos acompanho
pelas emaranhadas áfricas
do nosso Rumo.
Eu vos sinto
negros de todo o mundo
eu vivo a nossa história
meus irmãos.
Disponível em: www.agostinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015.
Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na
década de 1940, evoca o pan-africanismo com o
objetivo de
- A)incitar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África.
- B)reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados Unidos.
- C)descrever o quadro de pobreza após os processos de independência no continente africano.
- D)solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela independência em Angola.
- E)conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Voz do Sangue: O Pan-Africanismo na Poesia de Agostinho Neto
No poema Voz do Sangue, o líder angolano Agostinho Neto constrói uma poderosa evocação da identidade e da luta negra, transcendendo fronteiras geográficas para unir africanos e afrodescendentes em um só chamado. Escrito na década de 1940, o texto reflete o ideal pan-africanista, movimento que buscava a solidariedade entre os povos negros diante da opressão colonial e do racismo.
Neto estabelece um diálogo poético com figuras emblemáticas da diáspora africana: o "negro esfarrapado do Harlem", o "dançarino de Chicago", o "servidor do South" e, finalmente, o "negro da África". Essa enumeração não hierarquiza as experiências, mas as coloca em igualdade, sugerindo que todas compartilham uma mesma história de resistência. O poeta não apenas reconhece essa conexão, mas se insere nela ao declarar: "Eu junto ao vosso magnífico canto a minha pobre voz".
A linguagem do poema é marcada por musicalidade - referências ao batuque, ao blues, aos "ritmos melancólicos" - que funciona como metáfora da cultura negra como forma de resistência. Quando fala das "emaranhadas áfricas do nosso Rumo", Neto sugere que, apesar das complexidades históricas, há um destino comum a ser seguido.
A alternativa correta (E) identifica precisamente o objetivo central do poema: conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência. Neto não se limita a descrever realidades (como na alternativa C), nem estabelece comparações entre condições sociais (alternativa B). Seu chamado é mais amplo que políticas afirmativas (A) ou um apoio específico à independência angolana (D). Trata-se de um convite à união na diversidade, reconhecendo que a libertação de uns está intrinsecamente ligada à de todos.
Assim, Voz do Sangue se torna um manifesto poético que antecipa os ideais que Neto defenderia politicamente: a independência de Angola como parte de uma luta maior pela emancipação negra em escala global.
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