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(…) a mudança do agir no campo da atividade ética levou à necessidade de racionalizar a ação até o máximo, para obter um sucesso terreno que era avaliado, antes de tudo, em termos éticos-religiosos. O mecanismo que daí nasceu e que estimulou não ao consumo, mas à poupança para poder reinvestir em novas atividades econômicas, teria dado lugar à acumulação primária, demonstrando assim a importância do Puritanismo como elemento propulsor do capitalismo.                                                        (Norberto Bobbio et al. Dicionário de Política. Trad. Brasília, UnB, 1983) A alternativa, cuja afirmação relaciona-se corretamente com as ideias do texto, é:

(…) a mudança do agir no campo da atividade ética levou à necessidade de racionalizar a ação até o máximo, para obter um
sucesso terreno que era avaliado, antes de tudo, em termos éticos-religiosos. O mecanismo que daí nasceu e que estimulou
não ao consumo, mas à poupança para poder reinvestir em novas atividades econômicas, teria dado lugar à acumulação
primária, demonstrando assim a importância do Puritanismo como elemento propulsor do capitalismo.


                                                       (Norberto Bobbio et al. Dicionário de Política. Trad. Brasília, UnB, 1983) 

A alternativa, cuja afirmação relaciona-se corretamente com as ideias do texto, é:

Resposta:

A alternativa correta é E)

O texto apresentado discute a relação entre o Puritanismo, especialmente suas raízes calvinistas, e o surgimento do espírito capitalista. A ideia central é que a ética protestante, ao racionalizar a ação humana e valorizar o trabalho, a poupança e o reinvestimento, criou as condições ideais para a acumulação primária de capital, impulsionando o desenvolvimento do capitalismo.

A alternativa correta, E, afirma que as doutrinas da Reforma protestante, em especial o calvinismo, forneceram uma justificativa ética para o lucro obtido pela burguesia em suas atividades comerciais. Isso está em sintonia com o texto, que destaca como o Puritanismo incentivou uma conduta econômica baseada na disciplina e na busca por sucesso terreno como sinal de eleição divina, algo que a Igreja Católica tradicionalmente desconsiderava ou condenava.

As outras alternativas apresentam distorções ou informações incorretas. A alternativa A exagera ao sugerir que os puritanos acreditavam em uma troca direta entre devoção e sucesso material. A B menciona "boas obras", um conceito mais católico do que calvinista. A C é incorreta ao afirmar que a Reforma combateu o interesse econômico, quando na verdade o reformulou eticamente. A D inverte a relação causal, sugerindo que a Reforma foi prejudicada pelo mercantilismo, quando na realidade foi parte de seu contexto propulsor.

Portanto, a alternativa E é a que melhor capta a essência do texto original, mostrando como a ética protestante, especialmente em sua vertente calvinista, forneceu as bases morais para o desenvolvimento do capitalismo moderno.

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