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O que nós chamamos Europa, é uma ideia, uma representação construída, cujas características dependem do respectivo recorte, do respectivo ponto de vista, das respectivas intenções, dos respectivos objetivos e fins ideológicos daquele que usa essa palavra. […] A ideia da Europa representa somente uma construção intelectual ou um conceito, que varia de século a século, servindo como instrumento de argumentação, seja contra, seja a favor de algo. MAINKA, Peter Johann. Os fundamentos da identidade europeia na antiguidade, na idade média e nos tempos modernos. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 33, n. 1, p.67, 2011.Tomando-se por base a citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

O que nós chamamos Europa, é uma ideia, uma representação construída, cujas características dependem
do respectivo recorte, do respectivo ponto de vista, das respectivas intenções, dos respectivos objetivos e
fins ideológicos daquele que usa essa palavra. […] A ideia da Europa representa somente uma construção
intelectual ou um conceito, que varia de século a século, servindo como instrumento de argumentação, seja
contra, seja a favor de algo.

MAINKA, Peter Johann. Os fundamentos da identidade europeia na antiguidade, na idade média e nos
tempos modernos. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 33, n. 1, p.67, 2011.

Tomando-se por base a citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto apresentado discute a Europa como uma construção intelectual variável, cuja definição depende de contextos históricos, ideológicos e perspectivas. A citação de Peter Johann Mainka reforça que a ideia de Europa não é fixa, mas sim um conceito maleável utilizado para diferentes fins argumentativos ao longo dos séculos.

Analisando as alternativas, a incorreta é a B), pois a Reforma Protestante não fortaleceu a cristandade ocidental como um todo, mas sim fragmentou-a, contestando a autoridade do Papado e do Império. Esse movimento questionou os poderes tradicionais da Igreja Católica e contribuiu para a secularização e a formação de Estados nacionais, em vez de reforçar as estruturas pré-modernas.

As demais alternativas estão corretas: a A) aborda a secularização da sociedade moderna; a C) destaca o papel do latim na preservação do conhecimento clássico; a D) menciona a autoidentificação grega em oposição à Ásia; e a E) refere-se ao impacto do Islã na formação da identidade europeia.

Portanto, a resposta errada é B), já que a Reforma Protestante desestabilizou, e não consolidou, os poderes tradicionais do Papado e do Império.

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