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Leia o texto a seguir: “Da mão de Deus tens tu o que possuis. Tu, porém, deverias usar de humanidade para com aqueles que padecem necessidades. És rico? Isso não é para o teu bel-prazer. Deve a caridade faltar por isso? Deve ela diminuir? Não está ela acima de todas as questões do mundo? Não é ela o vínculo da perfeição?” Fonte: CALVINO, João. Sermão CXLI sobre Dt 24.19-22. Opera Calvini, Tomo XXVIII, p. 204. Durante a primeira metade do século XVI, o francês João Calvino (1509-1564) contribuiu para o movimento reformista ao fundar uma nova corrente religiosa apoiada no princípio da predestinação absoluta. Sobre as bases desse princípio, é CORRETO afirmar que Calvino

Leia o texto a seguir:

“Da mão de Deus tens tu o que possuis. Tu, porém, deverias usar de humanidade para com aqueles que
padecem necessidades. És rico? Isso não é para o teu bel-prazer. Deve a caridade faltar por isso? Deve ela
diminuir? Não está ela acima de todas as questões do mundo? Não é ela o vínculo da perfeição?”
Fonte: CALVINO, João. Sermão CXLI sobre Dt 24.19-22. Opera Calvini, Tomo XXVIII, p. 204.

Durante a primeira metade do século XVI, o francês João Calvino (1509-1564) contribuiu para o
movimento reformista ao fundar uma nova corrente religiosa apoiada no princípio da predestinação
absoluta
. Sobre as bases desse princípio, é CORRETO afirmar que Calvino

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda um trecho de um sermão de João Calvino, destacando sua visão sobre a caridade e a responsabilidade dos ricos em relação aos necessitados. Além disso, o contexto histórico menciona a contribuição de Calvino para o movimento reformista no século XVI, especialmente através da doutrina da predestinação absoluta.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra B, que afirma que Calvino defendia a ideia de que todas as pessoas estavam submetidas à vontade divina, mas apenas algumas estariam destinadas à salvação eterna. Esses eleitos seriam identificados por uma vida virtuosa, dedicada ao trabalho, moderada e financeiramente equilibrada. Essa concepção reflete o princípio calvinista da predestinação, no qual a salvação é determinada por Deus desde antes da criação, sem depender das obras humanas, embora uma vida reta fosse vista como um sinal dessa eleição.

As outras alternativas apresentam informações incorretas ou imprecisas sobre o pensamento de Calvino. A letra A menciona a confecção de um livro para leigos, o que não está diretamente associado às bases da predestinação. A letra C confunde a influência de Calvino com a de Lutero, já que foram reformistas distintos, com abordagens diferentes. Por fim, a letra D incorre em erro ao associar Calvino aos anabatistas e a uma pregação exclusivamente voltada para os pobres, o que não corresponde à sua teologia ou prática.

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