“[…] Mas o vigário não lhe deu atenção e o processo continuou. Pensou-se em liquidar as opiniões de Menocchio, em especial sua cosmogonia, fazendo-as passar por um amontoado de extravagâncias ímpias, porém inócuas (o queijo, o leite, os vermes-anjos, o Deus-anjo criado do caos), mas tal ideia foi abandonada. Cem, 150 anos depois, Menocchio provavelmente teria sido trancado em um hospício, e o diagnóstico teria sido “tomado por delírio religioso”. Todavia, em plena Contra-Reforma, as modalidades de exclusão eram outras – prevaleciam a identificação e a repressão da heresia.”GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Trad. Maria Betânia Amoroso e José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 38.Para Ginzburg, Menocchio é definido pela ContraReforma como um
processo continuou. Pensou-se em liquidar as
opiniões de Menocchio, em especial sua
cosmogonia, fazendo-as passar por um amontoado
de extravagâncias ímpias, porém inócuas (o queijo,
o leite, os vermes-anjos, o Deus-anjo criado do
caos), mas tal ideia foi abandonada. Cem, 150 anos
depois, Menocchio provavelmente teria sido
trancado em um hospício, e o diagnóstico teria sido
“tomado por delírio religioso”. Todavia, em plena
Contra-Reforma, as modalidades de exclusão eram
outras – prevaleciam a identificação e a repressão
da heresia.”
ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Trad.
Maria Betânia Amoroso e José Paulo Paes. São Paulo:
Companhia das Letras, 2006. p. 38.
- A)extravagante.
- B)doente mental
- C)herético.
- D)excluído da história.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O trecho de Carlo Ginzburg em O queijo e os vermes apresenta a figura de Menocchio, um moleiro cujas ideias cosmogônicas foram alvo da Inquisição durante a Contra-Reforma. O autor destaca que, embora suas concepções pudessem ser interpretadas como meras extravagâncias ou até mesmo como sintomas de doença mental em outro contexto histórico, o período em que viveu o classificou de forma diferente. A Contra-Reforma, marcada pela intensa repressão às dissidências religiosas, enquadrou Menocchio como um herético, pois suas ideias desafiavam os dogmas da Igreja e, portanto, precisavam ser identificadas e suprimidas.
A passagem deixa claro que a exclusão de Menocchio não se deu por meio de um diagnóstico médico ou de uma marginalização social passiva, mas sim através de um processo ativo de perseguição religiosa. A heresia, nesse contexto, era um crime grave, e a Inquisição agia para eliminar qualquer pensamento que ameaçasse a ortodoxia católica. Assim, a resposta correta é C) herético, pois reflete a categorização imposta pela mentalidade da época, conforme analisado por Ginzburg.
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