Leia o texto. “A arte, até então eclesiástica, sob o controle dos padres-pedreiros, torna-se laica; ela passa às mãos dos pedreiros livres, servidores casados da Igreja cujas humildes colônias, postas sob sua proteção constroem, mesmo em formas independentes, esses edifícios grandiosos, onde o peito do homem encontra finalmente respiração, com a vaguidão do sonho e a liberdade dos suspiros.” MICHELET, Jules. A agonia da Idade Média. São Paulo: Educ, 1992, p. 23. O extrato acima se refere à(ao):
Leia o texto.
“A arte, até então eclesiástica, sob o controle dos
padres-pedreiros, torna-se laica; ela passa às mãos
dos pedreiros livres, servidores casados da Igreja
cujas humildes colônias, postas sob sua proteção
constroem, mesmo em formas independentes, esses
edifícios grandiosos, onde o peito do homem
encontra finalmente respiração, com a vaguidão do
sonho e a liberdade dos suspiros.”
MICHELET, Jules. A agonia da Idade Média. São Paulo: Educ,
1992, p. 23.
O extrato acima se refere à(ao):
- A)arte românica.
- B)período neoclássico.
- C)início do renascimento
- D)alta idade média,
- E)idade moderna.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado, extraído da obra A Agonia da Idade Média de Jules Michelet, descreve uma transição significativa na produção artística, marcando o momento em que a arte deixa de ser predominantemente eclesiástica e controlada pela Igreja para se tornar mais laica e independente. Essa mudança é atribuída aos "pedreiros livres", profissionais que, embora ainda ligados à Igreja, começam a expressar maior liberdade criativa em suas obras.
Essa descrição remete ao início do Renascimento (alternativa C), período em que a arte europeia passou por uma profunda transformação, afastando-se gradualmente do domínio exclusivo da Igreja e incorporando valores humanistas e seculares. A menção à "vaguidão do sonho e a liberdade dos suspiros" sugere uma abertura para novas formas de expressão, característica do Renascimento, que valorizou a individualidade e a inovação artística.
As outras alternativas não se encaixam no contexto descrito: a arte românica (A) e a Alta Idade Média (D) são períodos anteriores, marcados por um forte controle eclesiástico; o Neoclássico (B) é um movimento posterior, do século XVIII; e a Idade Moderna (E) é um período amplo que inclui o Renascimento, mas não se refere especificamente à transição abordada no texto.
Deixe um comentário