Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“A luta entre o papa e os Hohenstaufen deixara a Itália numa situação política que diferia essencialmente da do resto do Ocidente. Se em França, em Espanha e em Inglaterra o sistema feudal era tal que devia levar naturalmente à unidade monárquica; se na Alemanha este ajudava a manter pelo menos a unidade exterior do Império, a Itália tinha rompido quase inteiramente com tal sistema.” (BURCKHARDT, Jacob. “O Renascimento italiano”. Tradução: Antônio Borges Coelho. Porto: Editora Presença, p. 10) Com base no texto anterior, assinale a alternativa incorreta:

“A luta entre o papa e os Hohenstaufen deixara a
Itália numa situação política que diferia
essencialmente da do resto do Ocidente. Se em
França, em Espanha e em Inglaterra o sistema
feudal era tal que devia levar naturalmente à
unidade monárquica; se na Alemanha este ajudava
a manter pelo menos a unidade exterior do Império,
a Itália tinha rompido quase inteiramente com tal
sistema.”
(BURCKHARDT, Jacob. “O Renascimento italiano”.
Tradução: Antônio Borges Coelho. Porto: Editora Presença,
p. 10)
Com base no texto anterior, assinale a alternativa
incorreta
:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto de Jacob Burckhardt, em O Renascimento italiano, destaca as particularidades políticas da Itália em contraste com outras regiões da Europa Ocidental durante o período medieval e o início da modernidade. Enquanto países como França, Espanha e Inglaterra caminhavam para a centralização monárquica, e a Alemanha mantinha uma unidade imperial aparente, a Itália rompeu com o sistema feudal, resultando em um cenário político fragmentado e singular.

Com base no excerto apresentado, a alternativa incorreta é a C), que afirma que Burckhardt se acomodou ao nacional-socialismo e que sua obra pode ser lida como história política, inserida no irracionalismo vigente desde Bismarck até o fim da Segunda Guerra Mundial. Essa afirmação é equivocada, pois Burckhardt foi um historiador suíço do século XIX, cuja obra se concentrou na análise cultural e artística do Renascimento, sem qualquer vinculação com o nacional-socialismo ou com o contexto político do século XX. Sua abordagem valorizou a individualidade e a racionalidade, elementos centrais do Renascimento, e não o irracionalismo.

As demais alternativas apresentam interpretações coerentes com o pensamento de Burckhardt. A alternativa A) corretamente associa o início da nova época ao século XV, marcado pela integração entre arte, literatura e ciência, impulsionada pela valorização do indivíduo. A alternativa B) reflete a visão de Burckhardt sobre o Estado italiano como uma "obra de arte", elaborado e racional. A alternativa D) menciona a definição da época como moderna, não limitada ao Renascimento, e como um fenômeno ocidental mais amplo. Por fim, a alternativa E) destaca a crítica de Burckhardt ao termo "Renascimento", embora ele reconheça a importância da antiguidade clássica e do gênio italiano na transformação do Ocidente.

Portanto, a alternativa C) é a única que distorce a obra e o contexto histórico de Burckhardt, sendo claramente incorreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *