Leia com atenção o pensamento, a seguir: “Toda a filosofia é como uma árvore. As raízes são a metafísica, o tronco é a física e os ramos são todas as outras ciências.” (René Descartes) Entre 1500 e 1700, houve uma mudança radical na maneira de se conceber a natureza e a sociedade, conforme mostra o fragmento citado. Em todas as alternativas, abaixo, estão apontadas corretamente as consequências das mudanças introduzidas pelo pensamento moderno, EXCETO em:
Leia com atenção o pensamento, a seguir:
“Toda a filosofia é como uma árvore. As raízes são a metafísica, o tronco é a física e os ramos
são todas as outras ciências.”
(René Descartes)
Entre 1500 e 1700, houve uma mudança radical na maneira de se conceber a natureza e a
sociedade, conforme mostra o fragmento citado.
Em todas as alternativas, abaixo, estão apontadas corretamente as consequências das mudanças
introduzidas pelo pensamento moderno, EXCETO em:
- A)A noção medieval de universo orgânico, vivo e espiritualizado foi substituída pela concepção de mundo como máquina, permitindo uma forte exploração dos recursos naturais.
- B)As teorias mecânicas foram aplicadas aos problemas sociais, dando origem às teorias liberais e utilitaristas, que passaram a valorizar o indivíduo numa proporção maior do que nos modelos monárquicos medievais.
- C)O método experimental e as observações introduzidas pelos empiristas e pesquisadores modernos forneceu uma justificativa científica para o absolutismo e a centralização autoritária do Estado Moderno.
- D)A concepção política de Maquiavel introduziu uma ética racional baseada na história das relações humanas, secularizando os critérios com que se analisava o poder e o separando das concepções sagradas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O pensamento de René Descartes, ao comparar a filosofia a uma árvore, reflete a transformação intelectual ocorrida entre os séculos XVI e XVIII, período marcado pelo surgimento da modernidade. Essa nova forma de pensar trouxe consigo profundas mudanças na compreensão da natureza, da sociedade e do próprio ser humano. No entanto, nem todas as consequências atribuídas a esse período estão corretamente alinhadas com os princípios do pensamento moderno.
A alternativa A) descreve adequadamente a substituição da visão medieval de um universo orgânico e espiritualizado pela concepção mecanicista, que via o mundo como uma máquina. Essa mudança permitiu uma exploração mais sistemática dos recursos naturais, alinhada com o avanço científico e tecnológico da época.
A alternativa B) também está correta ao destacar a aplicação das teorias mecânicas aos problemas sociais, resultando no surgimento de ideias liberais e utilitaristas. Essas correntes de pensamento valorizavam o indivíduo e suas liberdades, contrastando com as estruturas hierárquicas e coletivistas do feudalismo medieval.
A alternativa D) apresenta uma análise precisa da contribuição de Maquiavel, cuja obra secularizou a política ao basear-se na observação histórica e na razão, distanciando-se das justificativas religiosas que predominavam no período medieval.
Porém, a alternativa C) está incorreta, pois o método experimental e as observações empíricas, características do pensamento moderno, não serviram para justificar o absolutismo ou a centralização autoritária do Estado. Pelo contrário, essas abordagens científicas frequentemente desafiavam as estruturas de poder tradicionais, promovendo um pensamento crítico e questionador que minava as bases do autoritarismo.
Portanto, a exceção entre as consequências do pensamento moderno está corretamente apontada na alternativa C), que distorce a relação entre o método científico e as estruturas políticas da época.
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