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Atente ao seguinte excerto: “A impotência do homem diante do destino, absurdo deste último, é também o que afirmam frequentemente os personagens do teatro inglês no fim da Renascença. Ao fazê-lo, eles não exprimem necessariamente a opinião dos próprios autores. Mas eles dão testemunho – o que para nós importa aqui – de um sentimento amplamente difundido na cultura dirigente”.(DELUMEAU, J. O pecado e o medo. Bauru: EDUSC, 2003, p.317.) O famoso autor do teatro inglês, que compôs sua obra no fim da fase conhecida como Renascimento foi

Atente ao seguinte excerto: “A impotência do
homem diante do destino, absurdo deste último, é
também o que afirmam frequentemente os
personagens do teatro inglês no fim da Renascença.
Ao fazê-lo, eles não exprimem necessariamente a
opinião dos próprios autores. Mas eles dão
testemunho – o que para nós importa aqui – de um
sentimento amplamente difundido na cultura
dirigente”.
(DELUMEAU, J. O pecado e o medo. Bauru: EDUSC, 2003,
p.317.)

O famoso autor do teatro inglês, que compôs sua
obra no fim da fase conhecida como Renascimento
foi

Resposta:

A alternativa correta é B)

O excerto apresentado aborda um tema recorrente no teatro inglês do final da Renascença: a impotência humana diante de um destino absurdo. Essa perspectiva, embora nem sempre represente a visão pessoal dos autores, reflete um sentimento amplamente difundido na cultura da época, conforme destacado por Delumeau. Dentre os grandes nomes do período, William Shakespeare se destaca como o principal dramaturgo a explorar essa temática em suas obras.

Shakespeare, cuja produção se estendeu entre o final do século XVI e início do XVII, é amplamente reconhecido como o maior expoente do teatro elisabetano. Suas tragédias, como "Hamlet", "Macbeth" e "Rei Lear", retratam de maneira profunda a luta do homem contra forças que transcendem seu controle, seja o destino, a ambição desmedida ou as contradições da natureza humana. Essas obras ecoam precisamente a sensação de impotência mencionada no texto.

As outras opções apresentadas não correspondem ao contexto histórico e literário em questão. Maquiavel foi um pensador político italiano do início do Renascimento, Lord Byron um poeta romântico do século XIX e Edgar Allan Poe um escritor norte-americano do século XIX, especializado em contos góticos. Portanto, a alternativa correta é efetivamente William Shakespeare, o grande mestre do teatro renascentista inglês cuja obra permanece como testemunho fundamental da visão de mundo de seu tempo.

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