O papel ideológico e político da religião islâmica, nos primeiros séculos da história dos povos árabes, pode ser identificado, dentre outros, nos fatos históricos relativos
séculos da história dos povos árabes, pode ser identificado,
dentre outros, nos fatos históricos relativos
- A)à unificação das tribos da península Arábica, após a Hégira, e na expansão para o exterior, após a morte de Maomé.
- B)à proibição das relações comerciais entre o Oriente e o Ocidente, pelo Mediterrâneo, na Baixa Idade Média.
- C)ao desinteresse pela arte, fator que contribuiu para o atraso significativo das expressões artísticas arquitetônicas no mundo árabe.
- D)à fraca influência da cultura árabe nas regiões da Palestina, da antiga Pérsia e do oeste da Índia.
- E)à manutenção, na península Arábica, dos cultos voltados para a adoração de ídolos e de outras expressões de religiosidade pré-islâmica.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O papel ideológico e político da religião islâmica nos primeiros séculos da história dos povos árabes foi fundamental para a formação de uma identidade cultural e política unificada. A alternativa correta, A), destaca dois momentos cruciais desse processo: a unificação das tribos da península Arábica após a Hégira e a expansão territorial após a morte de Maomé.
A Hégira, em 622 d.C., marca não apenas a migração de Maomé de Meca para Medina, mas também o início de uma nova era de coesão entre as tribos árabes, antes fragmentadas. Sob a liderança do profeta, o Islã se tornou um elemento unificador, substituindo as antigas divisões tribais por uma identidade religiosa e política comum. Após a morte de Maomé em 632, esse processo se intensificou com as conquistas militares que expandiram o domínio islâmico para além da península Arábica, abrangendo territórios no Norte da África, Oriente Médio e até partes da Europa e Ásia.
As outras alternativas apresentam equívocos históricos. A proibição do comércio entre Oriente e Ocidente (B) não condiz com a realidade, já que os árabes foram grandes intermediários comerciais. A afirmação sobre o desinteresse pela arte (C) é incorreta, pois a cultura islâmica desenvolveu expressões artísticas e arquitetônicas ricas. A influência árabe foi marcante em regiões como Palestina, Pérsia e Índia (D), contradizendo a alternativa. Por fim, o Islã substituiu os cultos pré-islâmicos (E), e não manteve práticas idolátricas.
Portanto, a alternativa A) é a única que reflete corretamente o papel central do Islã na unificação e expansão árabe durante seus primeiros séculos.
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