“O Islã ou religião islâmica, é a mais recente das grandes religiões mundiais e foi fundada pelo próprio Deus e divulgada por Muhammad ibn Abdalla…, seu último mensageiro, que nasceu em Meca, na Arábia, no final do século VI da era cristã, por volta de 570 d.C. Maomé nasceu em uma das principais famílias da cidade, sendo descendente de Ismael, que é filho de Abraão com a escrava Agar, que tiveram que ir para o deserto por pressão de Sara. Maomé ficou órfão ainda criança. Um de seus tios Abu Talib, cuidou dele e o sustentou…” (Altoé, Adailton. O Islã e os mulçumanos. Petrópolies, RJ; Vozes, 2003) Essa nova religião passa a se propagar em toda a região e mais tarde atinge até a Península Ibérica, na Europa. Sobre essa religião é possível afirmar:
fundada pelo próprio Deus e divulgada por Muhammad ibn Abdalla…, seu último
mensageiro, que nasceu em Meca, na Arábia, no final do século VI da era cristã, por volta
de 570 d.C. Maomé nasceu em uma das principais famílias da cidade, sendo
descendente de Ismael, que é filho de Abraão com a escrava Agar, que tiveram que ir
para o deserto por pressão de Sara. Maomé ficou órfão ainda criança. Um de seus tios
Abu Talib, cuidou dele e o sustentou…”
Península Ibérica, na Europa. Sobre essa religião é possível afirmar:
- A)Maomé é considerado o último dos mensageiros, profetas enviados por Deus para imortalizar sua eterna mensagem à humanidade.
- B)A palavra Jihad é símbolo da superioridade do Islamismo sobre outras religiões.
- C)A Hégira é a denominação dada a fuga de Maomé pra Medina antes denominada Meca.
- D)Os Califas eram apenas os chefes religiosos do Império Islâmico.
- E)O Suna é o livro sagrado do Islamismo.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O Islã, como religião monoteísta fundada por Maomé no século VII, representa uma das maiores tradições espirituais do mundo. De acordo com o texto de Altoé (2003), sua origem está vinculada à figura de Maomé, considerado o último profeta enviado por Deus para transmitir sua mensagem à humanidade. Essa afirmação corrobora a alternativa A), que destaca seu papel como mensageiro divino, consolidando a doutrina islâmica.
As demais alternativas apresentam imprecisões sobre conceitos fundamentais do Islã. A Jihad, por exemplo, não simboliza superioridade religiosa, mas uma luta interior ou externa pela fé. A Hégira, por sua vez, refere-se à migração de Maomé de Meca para Medina, e não o contrário. Os Califas não eram apenas líderes religiosos, mas também políticos, e o Alcorão — e não o Suna — é o livro sagrado do Islã. Portanto, a alternativa A) é a única que reflete corretamente os princípios da religião islâmica.
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