Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Grande Depressão Econômica, que se espalhou pelo mundo na década de 1930, pode ser classificada como mais uma crise cíclica do sistema capitalista, embora tenha sido mais representativa que as anteriores. O mundo inteiro foi abalado de forma violenta, pois houve uma desarticulação geral do capitalismo. Considere os fatores abaixo no que se refere a esse contexto. I – A crise originada nos Estados Unidos devido à superprodução agrícola, à diminuição do consumo e das exportações e ao crack da bolsa de Nova Iorque. II – A fase de extrema prosperidade vivida pelos Estados Unidos na década de 1920, quando o presidente Hoover chegou a afirmar que a pobreza seria banida do país. III – A dependência da economia mundial em relação à economia norteamericana, que detinha 45% do ouro do planeta. Quais foram responsáveis pela Grande Depressão de 1930?

A Grande Depressão Econômica, que se espalhou pelo mundo na década de 1930, pode ser classificada como mais uma crise cíclica do sistema capitalista, embora tenha sido mais representativa que as anteriores. O mundo inteiro foi abalado de forma violenta, pois houve uma desarticulação geral do capitalismo. Considere os fatores abaixo no que se refere a esse contexto.

I – A crise originada nos Estados Unidos devido à superprodução agrícola, à diminuição do consumo e das exportações e ao crack da bolsa de Nova Iorque.

II – A fase de extrema prosperidade vivida pelos Estados Unidos na década de 1920, quando o presidente Hoover chegou a afirmar que a pobreza seria banida do país.

III – A dependência da economia mundial em relação à economia norteamericana, que detinha 45% do ouro do planeta.

Quais foram responsáveis pela Grande Depressão de 1930?

Resposta:

A alternativa correta é E)

A Grande Depressão de 1930 foi um dos eventos mais marcantes da história econômica global, caracterizada por seu impacto profundo e abrangente. Analisando os fatores apresentados, é possível compreender como essa crise se desenvolveu e por que todos eles contribuíram para o colapso.

O Fator I destaca a origem da crise nos Estados Unidos, com a superprodução agrícola, a queda no consumo, a redução das exportações e o crash da Bolsa de Nova York em 1929. Esses elementos desencadearam uma reação em cadeia, levando à falência de empresas, desemprego em massa e uma contração econômica sem precedentes.

O Fator II menciona a fase de prosperidade exagerada dos anos 1920, conhecida como "Os Loucos Anos 20". A euforia econômica, impulsionada pelo crédito fácil e pela especulação financeira, criou uma bolha que, ao estourar, expôs as fragilidades do sistema. A declaração do presidente Hoover sobre o fim da pobreza ilustra o otimismo excessivo que precedeu a queda.

Por fim, o Fator III evidencia a dependência global da economia norte-americana, que concentrava 45% do ouro mundial. Quando os EUA entraram em colapso, o efeito dominou atingiu outras nações, especialmente as que dependiam de empréstimos e comércio com os americanos, amplificando a crise em escala internacional.

Portanto, a resposta correta é E) I, II e III, pois todos esses fatores interagiram para transformar uma crise nacional em uma catástrofe global, reafirmando a natureza cíclica e interconectada do capitalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *