A economia dos Estados Unidos, favorecida pelas condições internacionais do pós-Primeira Guerra, conheceu um período de forte expansão e euforia nos anos 1920. Todavia, ao final dessa década, o país seria um dos principais focos da crise mundial de 1929 e da Grande Depressão internacional dos anos 1930. Um dos motivos dessa reversão de expectativas foi
A economia dos Estados Unidos, favorecida pelas
condições internacionais do pós-Primeira Guerra,
conheceu um período de forte expansão e euforia
nos anos 1920. Todavia, ao final dessa década, o país
seria um dos principais focos da crise mundial de 1929
e da Grande Depressão internacional dos anos 1930.
Um dos motivos dessa reversão de expectativas foi
- A)a falência das principais medidas estabilizadoras do New Deal.
- B)a política antitruste determinada pela Sociedade das Nações.
- C)a perda de mercados devido à descolonização afro-asiática.
- D)o efeito do protecionismo europeu sobre a produção norte-americana de grãos.
- E)o crescimento da dívida norte-americana com as principais potências europeias.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A economia dos Estados Unidos, favorecida pelas condições internacionais do pós-Primeira Guerra, experimentou um período de intenso crescimento e euforia durante a década de 1920. No entanto, esse cenário de prosperidade foi abruptamente interrompido no final da década, quando o país se tornou um dos epicentros da crise de 1929 e da subsequente Grande Depressão dos anos 1930.
Entre os fatores que contribuíram para essa drástica reversão de expectativas, destaca-se o impacto do protecionismo europeu sobre a produção agrícola norte-americana. As políticas comerciais restritivas adotadas pelas potências europeias dificultaram a exportação de grãos dos EUA, gerando um excedente produtivo que pressionou os preços internamente. Essa saturação do mercado agrícola foi um dos elementos que desencadearam o colapso econômico.
As demais alternativas apresentam equívocos históricos: o New Deal só foi implementado após a crise (A), a Sociedade das Nações não possuía poder antitruste (B), a descolonização afro-asiática foi posterior (C), e os EUA eram credores, não devedores, das potências europeias (E). Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa D.
Deixe um comentário