Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“A produção industrial americana caiu cerca de um terço entre 1929 e 1931, e a alemã mais ou menos o mesmo, mas essas são médias suavizadas. Dessa forma, nos EUA, a Westinghouse, grande empresa de eletricidade, perdeu dois terços de suas vendas entre 1929 e 1933, enquanto sua renda líquida caiu 75% em dois anos (Schatz, 1983, p. 60). Houve uma crise na produção básica, tanto de alimentos como de matérias-primas, porque os preços, não mais mantidos pela formação de estoques como antes, entraram em queda livre. O preço do chá e do trigo caiu dois terços, o da seda bruta três quartos”. HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. O breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 96. Tomando como referência o texto de Eric Hobsbawm e o conhecimento histórico produzido sobre o período entre guerras, marque a alternativa correta:

“A produção industrial americana caiu cerca
de um terço entre 1929 e 1931, e a alemã mais
ou menos o mesmo, mas essas são médias
suavizadas. Dessa forma, nos EUA, a
Westinghouse, grande empresa de
eletricidade, perdeu dois terços de suas
vendas entre 1929 e 1933, enquanto sua renda
líquida caiu 75% em dois anos (Schatz, 1983,
p. 60). Houve uma crise na produção básica,
tanto de alimentos como de matérias-primas,
porque os preços, não mais mantidos pela
formação de estoques como antes, entraram
em queda livre. O preço do chá e do trigo caiu
dois terços, o da seda bruta três quartos”.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. O breve século XX –
1914-1991. São Paulo
: Companhia das Letras, 1995. p. 96.
Tomando como referência o texto de Eric
Hobsbawm e o conhecimento histórico
produzido sobre o período entre guerras,
marque a alternativa correta:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O trecho de Eric Hobsbawm retrata os impactos devastadores da Crise de 1929, um dos eventos mais marcantes do século XX, que abalou profundamente a economia capitalista global. A queda vertiginosa da produção industrial e dos preços de commodities, como trigo e seda, ilustra o colapso econômico que se seguiu ao crash da Bolsa de Nova York. Conforme apontado na alternativa correta (D), a crise não se limitou aos Estados Unidos, mas se espalhou por nações capitalistas, gerando desemprego em massa e falências em cadeia.

A exceção foi a URSS, que, isolada do sistema capitalista, experimentou crescimento durante esse período. O texto evidencia como a crise expôs as fragilidades do liberalismo econômico, pavimentando o caminho para intervenções estatais, como o New Deal, e para o surgimento de regimes autoritários na Europa. A Grande Depressão demonstrou a interdependência das economias modernas e como o colapso de um polo econômico pode desencadear efeitos globais catastróficos.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. O breve século XX - 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 96.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *