Durante o governo de Franklin Delano Roosevelt, então presidente dos Estados Unidos, foram tomadas as seguintes medidas, conforme a doutrina keynesiana, EXCETO:
presidente dos Estados Unidos, foram tomadas as seguintes
medidas, conforme a doutrina keynesiana, EXCETO:
- A)Controle, pelo governo, da produção e dos preços de grande parte dos produtos.
- B)Concessão de empréstimos a empresários rurais e urbanos que haviam falido.
- C)Implantação de política de aumento dos empregos, que se refletiu no aumento do consumo, por meio da instauração de grandes obras públicas, como usinas hidroelétricas, barragens e estradas.
- D)Aumento da jornada de trabalho.
- E)Criação do salário desemprego e da assistência aos idosos e inválidos, entre outras.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O governo de Franklin Delano Roosevelt, nos Estados Unidos, foi marcado pela implementação do New Deal, um conjunto de políticas econômicas inspiradas nas ideias do economista John Maynard Keynes. Essas medidas visavam combater os efeitos da Grande Depressão, estimulando a economia por meio da intervenção estatal. Entre as ações adotadas, destacam-se o controle governamental sobre produção e preços (alternativa A), a concessão de empréstimos para recuperação de empresas (alternativa B), a criação de empregos através de obras públicas (alternativa C) e a instituição de programas de assistência social (alternativa E).
No entanto, a alternativa D) – aumento da jornada de trabalho – não condiz com as políticas keynesianas do New Deal. Pelo contrário, Roosevelt buscou melhorar as condições laborais, reduzindo jornadas excessivas e garantindo direitos trabalhistas. Portanto, a resposta correta é de fato a letra D), pois essa medida não fazia parte da estratégia keynesiana de estímulo à demanda e recuperação econômica.
Deixe um comentário