A “Crise de 1929”, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior oscilação econômica que o capitalismo já sofreu em sua história, abalando inclusive os alicerces do liberalismo clássico que o regia. Sobre a crise de 29 analise as afirmativa abaixo: I- O grande estopim ocorreu em 24 de outubro de 1929, numa quinta-feira batizada “negra” (“QuintaFeira Negra”), quando a Bolsa de Valores de Nova York quebra, devido a grande oferta e queda abrupta no preço das ações. Isso provocou um efeito em cadeia, derrubando as bolsas de Tóquio, Londres e Berlim na sequência. O prejuízo foi milionário e sem precedentes históricos. II- Na sequência, estoura a crise financeira, posto que as pessoas, em pânico, sacaram todos seus valores depositados nos bancos, o que provocou seu colapso imediato. Assim, de 1929 até 1933, a crise só se agravou. III- Todavia, em 1932, Franklin Delano Roosevelt foi eleito presidente dos EUA e deu início a um plano econômico denominado (propositalmente) “New Deal” ou seja, o “Novo Acordo”, o qual passou a vigorar em 1933 e lentamente recuperou a economia norteamericana. Assinale a alternativa CORRETA:
Grande Depressão”, foi a maior oscilação econômica
que o capitalismo já sofreu em sua história, abalando
inclusive os alicerces do liberalismo clássico que o
regia. Sobre a crise de 29 analise as afirmativa abaixo:
1929, numa quinta-feira batizada “negra” (“QuintaFeira Negra”), quando a Bolsa de Valores de Nova
York quebra, devido a grande oferta e queda abrupta
no preço das ações.
Isso provocou um efeito em cadeia, derrubando as
bolsas de Tóquio, Londres e Berlim na sequência. O
prejuízo foi milionário e sem precedentes históricos.
II- Na sequência, estoura a crise financeira, posto que
as pessoas, em pânico, sacaram todos seus valores depositados nos bancos, o que provocou seu colapso
imediato. Assim, de 1929 até 1933, a crise só se
agravou.
eleito presidente dos EUA e deu início a um plano
econômico denominado (propositalmente) “New Deal”
ou seja, o “Novo Acordo”, o qual passou a vigorar em
1933 e lentamente recuperou a economia norteamericana.
- A)Apenas I e II.
- B)Apenas II e III.
- C)I, II e III.
- D)Nenhuma das alternativas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A Crise de 1929, também conhecida como A Grande Depressão, foi um dos eventos mais marcantes da história econômica mundial, abalando profundamente o sistema capitalista e colocando em xeque os princípios do liberalismo clássico. Suas consequências foram sentidas globalmente, afetando não apenas os Estados Unidos, mas também economias de diversos países. A seguir, analisaremos as três afirmações apresentadas sobre esse período crítico.
A primeira afirmação destaca o estopim da crise: a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 24 de outubro de 1929, conhecida como a "Quinta-Feira Negra". Esse evento foi resultado de uma combinação de superprodução, especulação desenfreada e queda abrupta nos preços das ações. O pânico que se seguiu levou a um efeito dominó, derrubando outras bolsas de valores ao redor do mundo, como as de Tóquio, Londres e Berlim. O prejuízo foi colossal, marcando o início de uma crise sem precedentes.
A segunda afirmação aborda a crise financeira que se instalou após o colapso da bolsa. Com o medo generalizado, milhões de correntistas retiraram seus depósitos dos bancos, provocando uma onda de falências no sistema bancário. Sem crédito e com a economia em frangalhos, empresas fecharam as portas, o desemprego disparou e a recessão se aprofundou. O período entre 1929 e 1933 foi marcado por uma espiral de desespero e empobrecimento em massa.
Por fim, a terceira afirmação menciona a resposta política à crise com a eleição de Franklin Delano Roosevelt em 1932 e a implementação do New Deal a partir de 1933. Esse conjunto de medidas econômicas e sociais, que incluía regulamentação do mercado, investimentos em infraestrutura e programas de assistência, foi fundamental para a recuperação gradual da economia norte-americana. Embora não tenha resolvido todos os problemas imediatamente, o New Deal representou uma mudança significativa no papel do Estado na economia.
Diante disso, todas as afirmações estão corretas, pois descrevem aspectos fundamentais da Crise de 1929 e suas consequências. Portanto, a alternativa correta é a letra C) I, II e III.
Deixe um comentário