O fascismo foi um movimento autoritário surgido na Itália após a Primeira Guerra Mundial. Sobre as premissas políticas desse movimento, é CORRETO afirmar:I – que a concepção fascista é “anti-individualista”, colocando o Estado e a sociedade antes do indivíduo; II – que politicamente o Fascismo defende um Estado corporativo e descentralizado no qual seus diversos órgãos sejam independentes; III – que, na concepção fascista, o Estado deve ser o principal educador e o promotor da vida espiritual; IV – que o fascismo é a mais pura forma de democracia, tendo clara influência dos teóricos políticos liberais. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.
O fascismo foi um movimento autoritário surgido na Itália
após a Primeira Guerra Mundial. Sobre as premissas políticas desse movimento, é CORRETO afirmar:
I – que a concepção fascista é “anti-individualista”, colocando
o Estado e a sociedade antes do indivíduo;
II – que politicamente o Fascismo defende um Estado
corporativo e descentralizado no qual seus diversos
órgãos sejam independentes;
III – que, na concepção fascista, o Estado deve ser o
principal educador e o promotor da vida espiritual;
IV – que o fascismo é a mais pura forma de democracia,
tendo clara influência dos teóricos políticos liberais.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.
- A)I e III.
- B)II e III.
- C)II e IV.
- D)I e IV.
- E)III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O fascismo foi um movimento político autoritário que surgiu na Itália no período pós-Primeira Guerra Mundial, caracterizado por sua natureza antidemocrática e antiliberal. Analisando as premissas apresentadas, é possível identificar quais afirmações estão corretas de acordo com a ideologia fascista.
A primeira afirmação (I) está correta, pois o fascismo defendia uma visão anti-individualista, subordinando os interesses do indivíduo ao Estado e à coletividade. Essa perspectiva era central na doutrina fascista, que pregava a obediência absoluta ao líder e ao regime.
A segunda afirmação (II) está incorreta, já que o fascismo propunha um Estado altamente centralizado e hierárquico, não descentralizado. O corporativismo fascista não implicava autonomia dos órgãos estatais, mas sim o controle rígido sobre todas as esferas da sociedade.
A terceira afirmação (III) está correta, pois o fascismo atribuía ao Estado o papel de educador e formador dos valores espirituais da nação. A educação era vista como instrumento de doutrinação e fortalecimento da ideologia fascista.
A quarta afirmação (IV) está claramente incorreta, uma vez que o fascismo rejeitava frontalmente a democracia liberal e seus princípios. O movimento era explicitamente antidemocrático e contrário às teorias políticas liberais.
Portanto, as únicas afirmações corretas são I e III, tornando a alternativa A) a resposta certa. O fascismo representou uma forma radical de autoritarismo que negava os valores democráticos e exaltava o Estado totalitário como força unificadora da nação.
Deixe um comentário