“Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. (…) O essencial da propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo maniqueísta, representar seus sentimentos.” (Alcir Lenharo, Nazismo: o triunfo da vontade. São Paulo: Ática,1986, p. 47- 48.) Sobre a propaganda no nazismo, é correto afirmar:
popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em
conta um nível de compreensão dos mais baixos. (…) O
essencial da propaganda era atingir o coração das grandes
massas, compreender seu mundo maniqueísta, representar
seus sentimentos.”
- A)o nível elementar da propaganda era contraposto às óperas e desfiles suntuosos que o regime nazista promovia.
- B)a propaganda deveria restringir-se a poucos pontos, como o enaltecimento da superioridade racial e a defesa da democracia.
- C)a propaganda deveria estimular o ódio das massas contra grupos específicos, como os judeus, negros, homossexuais e ciganos.
- D)o cinema e a produção artística foram as áreas que resistiram ao sistema de propaganda do nazismo na Alemanha do final da década de 1930.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A propaganda no regime nazista foi uma ferramenta central para a manipulação das massas e a consolidação do poder de Adolf Hitler. Como destacado no trecho de Alcir Lenharo, a estratégia propagandística nazista era cuidadosamente elaborada para atingir o público de forma emocional, simplificando a mensagem e apelando para sentimentos primários, como o medo e o ódio.
O objetivo principal era criar um inimigo comum – representado por grupos como judeus, negros, homossexuais e ciganos – e canalizar a frustração e o ressentimento da população alemã contra esses alvos. Dessa forma, a alternativa C) está correta, pois a propaganda nazista realmente incentivava o ódio contra minorias, utilizando discursos maniqueístas que dividiam o mundo entre "nós" (os arianos puros) e "eles" (os supostos inimigos da nação).
As outras alternativas não correspondem à realidade histórica. A propaganda nazista não se restringia a poucos pontos (alternativa B)), mas sim a um amplo espectro de temas, incluindo culto ao líder, militarização e expansionismo. Além disso, longe de ser contraposta a eventos suntuosos (alternativa A)), a propaganda se valia justamente de grandes espetáculos, como os comícios de Nuremberg, para impressionar e mobilizar as massas. Por fim, o cinema e a arte não resistiram ao regime (alternativa D)), sendo instrumentalizados pelo Ministério da Propaganda de Joseph Goebbels para difundir a ideologia nazista.
Portanto, a propaganda nazista foi um mecanismo eficaz de controle social, baseado na simplificação da mensagem, na repetição incansável de slogans e na exploração de emoções primárias, consolidando o apoio popular ao regime através do medo e da exclusão.
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