Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

      Ouvimos dizer que, no vosso próprio país, o ópio é proibido com o máximo rigor e severidade: esta é uma forte prova de que sabeis muito bem como ele é danoso para a humanidade. Como não permitis que ele fira vosso próprio país, não deveríeis transferir droga tão prejudicial a outro país, e menos ainda para o Império do Meio. Dos produtos que a China exporta a vossos países, não há um que não seja benéfico para a humanidade. Isso sem mencionar nosso chá e ruibarbo, coisas sem as quais vossos países estrangeiros não poderiam passar um dia. Se nós, do Império Central, vos limitássemos do que é benéfico e vos privássemos de vossos desejos, como poderíeis vós, estrangeiros, existir?  LIN ZEXU. Carta de junho de 1839, Cantão, para sua Majestade a Rainha Vitória da Grã-Bretanha e da Irlanda, Londres. 2 f. Sobre comércio de ópio na China, traduzido, com adaptações  No que se refere aos conflitos conhecidos como as Guerras do Ópio (1839-1842 e 1856-1860), julgue (C ou E) o item a seguir. Apenas com a derrota na segunda Guerra do Ópio, a China viu-se obrigada a permitir a instalação de representações estrangeiras residentes na respectiva capital imperial.

      Ouvimos dizer que, no vosso próprio país, o ópio é
proibido com o máximo rigor e severidade: esta é uma forte
prova de que sabeis muito bem como ele é danoso para a
humanidade. Como não permitis que ele fira vosso próprio
país, não deveríeis transferir droga tão prejudicial a outro
país, e menos ainda para o Império do Meio. Dos produtos
que a China exporta a vossos países, não há um que não seja
benéfico para a humanidade. Isso sem mencionar nosso chá e
ruibarbo, coisas sem as quais vossos países estrangeiros não
poderiam passar um dia. Se nós, do Império Central, vos
limitássemos do que é benéfico e vos privássemos de vossos
desejos, como poderíeis vós, estrangeiros, existir? 
LIN ZEXU. Carta de junho de 1839, Cantão, para sua Majestade a Rainha
Vitória da Grã-Bretanha e da Irlanda, Londres. 2 f. Sobre comércio de ópio
na China, traduzido, com adaptações 

No que se refere aos conflitos conhecidos como as Guerras do Ópio (1839-1842 e 1856-1860), julgue (C ou E) o item a seguir.
Apenas com a derrota na segunda Guerra do Ópio, a China
viu-se obrigada a permitir a instalação de representações
estrangeiras residentes na respectiva capital imperial.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A carta de Lin Zexu à Rainha Vitória em 1839 revela a profunda indignação chinesa diante do comércio britânico de ópio, que minava a saúde e a economia do Império Qing. O texto expõe a contradição moral de um país que proibia a droga internamente, mas a exportava agressivamente para a China. Essa disputa desencadeou as Guerras do Ópio, marcando o início de um século de humilhações para a China perante as potências ocidentais.

O item avaliado afirma corretamente (C) que apenas após a derrota na Segunda Guerra do Ópio (1856-1860) a China foi forçada a aceitar representações diplomáticas estrangeiras permanentes em Pequim. Essa concessão, consolidada no Tratado de Tianjin (1858) e ratificada após a ocupação da capital em 1860, simbolizou a submissão do Império Qing à ordem colonial. Enquanto a Primeira Guerra do Ópio (1839-1842) havia aberto portos comerciais, foi a segunda derrota que quebrou definitivamente a resistência chinesa à presença diplomática ocidental no coração do poder imperial.

Resposta: C) CERTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *