Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na esfera política, paralelamente à mobilização da sociedade, tornou-se mais nítida a crescente definição ideológica dos agrupamentos que, em vários casos, vinha do período Juscelino e ultrapassava os limites dos partidos. Com essa ressalva, devemos notar o avanço do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), fato que por si só punha em risco a aliança desse partido com o Partido Social Democrático (PSD). O PTB beneficiou-se inicialmente da ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e recolheu muitos votos destinados antes aos comunistas, tendo sido o partido que mais cresceu no período 1945-1964. O PSD e a União Democrática Nacional (UDN) somados elegeram 81% dos deputados federais em 1945, mas 51% nas eleições de 1962. Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo e Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1995, p. 450 (com adaptações). Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a história brasileira entre o fim do Estado Novo, em 1945, e a ruptura institucional de 1964, julgue o  item  subsecutivo.As eleições de 1962 foram assinaladas pela ampla distribuição de dólares norte-americanos — conforme apurado em comissão parlamentar de inquérito — para o financiamento da campanha de candidatos que, independentemente da sigla partidária a que estavam filiados, se comprometessem a fazer oposição ao reformismo proposto por João Goulart.

Na esfera política, paralelamente à mobilização da sociedade, tornou-se mais nítida a crescente definição ideológica dos agrupamentos que, em vários casos, vinha do período Juscelino e ultrapassava os limites dos partidos. Com essa ressalva, devemos notar o avanço do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), fato que por si só punha em risco a aliança desse partido com o Partido Social Democrático (PSD). O PTB beneficiou-se inicialmente da ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e recolheu muitos votos destinados antes aos comunistas, tendo sido o partido que mais cresceu no período 1945-1964. O PSD e a União Democrática Nacional (UDN) somados elegeram 81% dos deputados federais em 1945, mas 51% nas eleições de 1962.

Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo e Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1995, p. 450 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a história brasileira entre o fim do Estado Novo, em 1945, e a ruptura institucional de 1964, julgue o  item  subsecutivo.

As eleições de 1962 foram assinaladas pela ampla distribuição de dólares norte-americanos — conforme apurado em comissão parlamentar de inquérito — para o financiamento da campanha de candidatos que, independentemente da sigla partidária a que estavam filiados, se comprometessem a fazer oposição ao reformismo proposto por João Goulart.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O fragmento de texto apresentado oferece uma visão sobre a dinâmica partidária e ideológica no Brasil entre 1945 e 1964, destacando o crescimento do PTB e a fragmentação do cenário político, com a diminuição da hegemonia do PSD e da UDN. No entanto, o texto não menciona diretamente a influência externa dos Estados Unidos nas eleições de 1962, tema abordado no item a ser julgado.

Historicamente, o período foi marcado pela Guerra Fria e pela preocupação dos EUA com a expansão do comunismo na América Latina. Nesse contexto, há registros de que o governo norte-americano, por meio de agências como a CIA, financiou grupos políticos e candidatos anti-reformistas no Brasil, visando conter as propostas de João Goulart, consideradas próximas ao comunismo. Essa interferência foi posteriormente confirmada por documentos e investigações, incluindo a CPI mencionada no item.

Portanto, embora o texto base não aborde especificamente esse aspecto, o item está correto ao afirmar que as eleições de 1962 foram marcadas pelo financiamento estadunidense de candidatos oposicionistas ao governo Goulart. Essa prática se insere no quadro mais amplo da polarização política da época e da ingerência internacional nos assuntos brasileiros.

Resposta: C) CERTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *