A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos “Anos JK”, aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue o item a seguir.Sob o ponto de vista econômico, o regime militar implantado em 1964 procurou proceder à modernização capitalista do país, ainda que à custa do autoritarismo, com a conseqüente supressão ou redução das liberdades e da participação política.
A década de 30 assinala o início da modernização brasileira.
As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial
(1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país
fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50,
correspondendo aos “Anos JK”, aprofundou-se esse processo
modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira
a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao
aprofundamento das contradições e da crise política do início
dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando
uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico,
em meio a um quadro geral de autoritarismo político,
experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos.
Relativamente a esse quadro da evolução brasileira
contemporânea, julgue o item a seguir.
Sob o ponto de vista econômico, o regime militar implantado em 1964 procurou proceder à modernização capitalista do país, ainda que à custa do autoritarismo, com a conseqüente supressão ou redução das liberdades e da participação política.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A década de 1930 marcou o início de um processo de modernização no Brasil, impulsionado tanto por fatores internos quanto pelas transformações globais decorrentes da Segunda Guerra Mundial. Esse movimento ganhou ainda mais força durante os "Anos JK" (segunda metade da década de 1950), quando o país experimentou um avanço significativo em sua infraestrutura e na confiança da sociedade em sua capacidade produtiva. No entanto, o aprofundamento das contradições políticas e econômicas no início dos anos 1960 culminou no golpe militar de 1964, que estabeleceu um regime autoritário no país.
Do ponto de vista econômico, o regime militar buscou promover a modernização capitalista do Brasil, seguindo um modelo de desenvolvimento baseado em crescimento acelerado, industrialização e abertura ao capital estrangeiro. Esse projeto, no entanto, foi implementado em um contexto de forte repressão política, com a supressão de liberdades democráticas e a restrição da participação popular nas decisões nacionais. Apesar dos avanços econômicos alcançados em certos períodos, o autoritarismo do regime acabou por se esgotar após cerca de duas décadas, deixando um legado de contradições entre desenvolvimento e direitos políticos.
Considerando essa análise, a afirmação de que o regime militar procurou modernizar o capitalismo brasileiro, ainda que às custas do autoritarismo e da redução das liberdades políticas, está correta (alternativa C). O modelo adotado priorizou o crescimento econômico em detrimento da democracia, resultando em um período marcado por avanços materiais, mas também por graves violações aos direitos civis e políticos.
Deixe um comentário