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Atente para as seguintes citações: I. “Os reis, aristocratas e tiranos, independentemente da nação a que pertençam, são escravos que se revoltam contra o soberano da Terra, isto é, a humanidade, e contra o legislador do universo, a natureza.”(Maximilien Robespierre, líder e comandante do terror Jacobino, defensor de ideias revolucionárias para aquele tempo, como voto universal, eleições diretas, educação gratuita e obrigatória, e imposto progressivo, segundo a renda.) II. “[…] garantir a propriedade do rico, a existência do pobre, o usufruto do industrial e a segurança de todos.”(Boissy d’Anglas, sobre o objetivo da Constituição de 1795, da qual foi o relator, promulgada pela Convenção após a queda do regime de terror implantado pelos jacobinos sob liderança de Robespierre.) Analisando as citações acima, pode-se afirmar corretamente que

Atente para as seguintes citações:
I. “Os reis, aristocratas e tiranos,
independentemente da nação a que
pertençam, são escravos que se revoltam
contra o soberano da Terra, isto é, a
humanidade, e contra o legislador do universo,
a natureza.”
(Maximilien Robespierre, líder e comandante
do terror Jacobino, defensor de ideias
revolucionárias para aquele tempo, como voto
universal, eleições diretas, educação gratuita e
obrigatória, e imposto progressivo, segundo a
renda.)
II. “[…] garantir a propriedade do rico, a
existência do pobre, o usufruto do industrial e
a segurança de todos.”
(Boissy d’Anglas, sobre o objetivo da
Constituição de 1795, da qual foi o relator,
promulgada pela Convenção após a queda do
regime de terror implantado pelos jacobinos
sob liderança de Robespierre.)
Analisando as citações acima, pode-se afirmar
corretamente que

Resposta:

A alternativa correta é A)

As citações de Robespierre e Boissy d'Anglas representam momentos distintos da Revolução Francesa, refletindo a dinâmica de radicalização e posterior acomodação de interesses dentro do processo revolucionário. A primeira citação, de Robespierre, expressa o idealismo radical jacobino, que buscava subverter a ordem tradicional em nome da soberania popular e dos direitos naturais. Já a segunda, de d'Anglas, revela a consolidação burguesa após o Terror, priorizando a estabilidade e a proteção da propriedade.

A alternativa A está correta porque capta essa transição histórica: o fervor revolucionário inicial, marcado por propostas igualitárias, deu lugar a uma ordem constitucional que atendia aos interesses da burguesia ascendente. Enquanto Robespierre simboliza o ápice da participação popular, d'Anglas representa a institucionalização dos valores burgueses, afastando-se dos excessos revolucionários.

As demais alternativas falham em compreender essa dialética. A B distorce o papel de Robespierre como representante dos sans-culottes, não da nobreza. A C ignora que ambos os discursos operavam dentro do paradigma burguês, ainda que com ênfases diferentes. A D desconsidera o conflito de classes presente no processo, especialmente no contraste entre o universalismo jacobino e o liberalismo moderado pós-Terror.

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