Atente para as seguintes citações: I. “Os reis, aristocratas e tiranos, independentemente da nação a que pertençam, são escravos que se revoltam contra o soberano da Terra, isto é, a humanidade, e contra o legislador do universo, a natureza.”(Maximilien Robespierre, líder e comandante do terror Jacobino, defensor de ideias revolucionárias para aquele tempo, como voto universal, eleições diretas, educação gratuita e obrigatória, e imposto progressivo, segundo a renda.) II. “[…] garantir a propriedade do rico, a existência do pobre, o usufruto do industrial e a segurança de todos.”(Boissy d’Anglas, sobre o objetivo da Constituição de 1795, da qual foi o relator, promulgada pela Convenção após a queda do regime de terror implantado pelos jacobinos sob liderança de Robespierre.) Analisando as citações acima, pode-se afirmar corretamente que
independentemente da nação a que
pertençam, são escravos que se revoltam
contra o soberano da Terra, isto é, a
humanidade, e contra o legislador do universo,
a natureza.”
do terror Jacobino, defensor de ideias
revolucionárias para aquele tempo, como voto
universal, eleições diretas, educação gratuita e
obrigatória, e imposto progressivo, segundo a
renda.)
existência do pobre, o usufruto do industrial e
a segurança de todos.”
corretamente que
- A)representam, respectivamente, os momentos de maior radicalização popular e de acomodação burguesa dentro do movimento revolucionário que derrubou o Antigo Regime na França em 1789.
- B)caracterizam o processo de reação da nobreza que, liderada por Robespierre, atacou os interesses da burguesia que a escravizava.
- C)significam o fim do Estado Burguês, pois tanto Robespierre quanto d’Anglas desejavam a segurança de todos os franceses indistintamente.
- D)ambas reproduzem a preponderância dos princípios burgueses de supremacia da liberdade individual e da fraternidade entre as classes sociais.
Resposta:
A alternativa correta é A)
As citações de Robespierre e Boissy d'Anglas representam momentos distintos da Revolução Francesa, refletindo a dinâmica de radicalização e posterior acomodação de interesses dentro do processo revolucionário. A primeira citação, de Robespierre, expressa o idealismo radical jacobino, que buscava subverter a ordem tradicional em nome da soberania popular e dos direitos naturais. Já a segunda, de d'Anglas, revela a consolidação burguesa após o Terror, priorizando a estabilidade e a proteção da propriedade.
A alternativa A está correta porque capta essa transição histórica: o fervor revolucionário inicial, marcado por propostas igualitárias, deu lugar a uma ordem constitucional que atendia aos interesses da burguesia ascendente. Enquanto Robespierre simboliza o ápice da participação popular, d'Anglas representa a institucionalização dos valores burgueses, afastando-se dos excessos revolucionários.
As demais alternativas falham em compreender essa dialética. A B distorce o papel de Robespierre como representante dos sans-culottes, não da nobreza. A C ignora que ambos os discursos operavam dentro do paradigma burguês, ainda que com ênfases diferentes. A D desconsidera o conflito de classes presente no processo, especialmente no contraste entre o universalismo jacobino e o liberalismo moderado pós-Terror.
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