Nas condições da época, a insurreição consistiu, em grande parte, em uma redistribuição das linguagens, não sendo apenas um caso no qual foi necessário recorrer às armas. Presos como se estivessem sob o fogo de Paráclito, a diversos níveis, os colonizados davam por si a falar várias línguas, em vez de uma única. MBEMBE, Achille. Sair da Grande Noite: ensaio sobre a África descolonizada. Luanda: Edições Mulemba, 2014, p. 19-20, com adaptações. Considerando o texto apresentado, a respeito da produção intelectual africana anticolonialista, julgue (C ou E) o item a seguir.Antes mesmo da conquista da independência da maioria dos países africanos, o ganense Kwame Nkrumah, já defendia a ideia de que se encontrassem soluções africanas para o continente e que esse objetivo somente seria alcançado por meio da união dos países africanos.
grande parte, em uma redistribuição das linguagens, não
sendo apenas um caso no qual foi necessário recorrer às
armas. Presos como se estivessem sob o fogo de Paráclito, a
diversos níveis, os colonizados davam por si a falar várias
línguas, em vez de uma única.
intelectual africana anticolonialista, julgue (C ou E) o item a seguir.
dos países africanos, o ganense Kwame Nkrumah, já
defendia a ideia de que se encontrassem soluções
africanas para o continente e que esse objetivo somente
seria alcançado por meio da união dos países africanos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado faz referência ao pensamento anticolonialista africano, destacando a importância da linguagem como instrumento de resistência e transformação política. Nesse contexto, a afirmação sobre Kwame Nkrumah, líder ganense e uma das figuras centrais do pan-africanismo, está correta. Nkrumah defendia a necessidade de soluções autenticamente africanas para os problemas do continente, enfatizando que a união entre os países era essencial para alcançar a verdadeira libertação. Essa visão antecipou e influenciou os movimentos de independência em toda a África, consolidando-se como um pilar do pensamento descolonizador. Portanto, a afirmação está correta (C), pois reflete uma posição histórica e ideológica coerente com o projeto político de Nkrumah e outros intelectuais africanos do período.
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