Uganda passou por um processo complexo de negociaç es de independência e teve uma história independente bastante turbulenta até 1962. Vivenciou um sistema parlamentarista e outro presidencialista, ambos sob a liderança de Milton bote, deposto em um golpe liderado por Idi Amin. Uma invasão tanzaniana derrubou esse regime e instaurou um governo de transição, cuja função principal foi a realização de eleiç es gerais. KANTER, Marcelo de Mello. Política Externa e Integração na África Oriental: um estudo sobre Uganda, Tanzânia e Quênia. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Adaptado. Um dos períodos mais conturbados na história de Uganda foi a segunda metade do século XX, especialmente o governo Idi Amin. As principais características sociopolíticas desse governo foram
história independente bastante turbulenta até 1962. Vivenciou um sistema parlamentarista e outro
presidencialista, ambos sob a liderança de Milton bote, deposto em um golpe liderado por Idi Amin.
Uma invasão tanzaniana derrubou esse regime e instaurou um governo de transição, cuja função
principal foi a realização de eleiç es gerais.
Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Adaptado.
especialmente o governo Idi Amin. As principais características sociopolíticas desse governo foram
- A)a nacionalização de empresas e terras e o uso excessivo da violência.
- B)a abertura política e a implementação da democracia liberal no país.
- C)o rechaço à ideia de africanização e a privatização das empresas nacionais.
- D)os acordos bilaterais com a América do Sul e os tratados militares com a China.
- E)o apoio militar nos Estados Unidos e o combate às milícias da oposição.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Uganda enfrentou um período extremamente turbulento durante o governo de Idi Amin na segunda metade do século XX. Sua administração ficou marcada por políticas autoritárias e repressivas, que incluíram a nacionalização de empresas e terras, além de um uso sistemático da violência contra opositores e minorias étnicas. Essas medidas resultaram em instabilidade social, econômica e política, contribuindo para o isolamento internacional do país.
Ao contrário de uma abertura política ou democratização, o regime de Amin consolidou-se por meio da supressão de direitos e do controle absoluto do Estado. A africanização foi uma retórica presente, mas não impediu a adoção de medidas econômicas desastrosas, como expropriações em massa. Além disso, seu governo não priorizou acordos com a América do Sul ou alianças militares específicas com a China, tampouco manteve apoio consistente dos Estados Unidos.
Portanto, a alternativa correta é A), pois reflete as principais características sociopolíticas do governo de Idi Amin: a nacionalização de recursos e a violência estatal como instrumentos de dominação.
Deixe um comentário