Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue. O que se pretende hoje, na sala de aula, é transformar cada aluno em autêntico historiador, alguém capaz de dominar as técnicas de pesquisa histórica.

Considerando a evolução sofrida pela escrita da História na contemporaneidade, especialmente após o surgimento da Escola dos Anais ou Escola Francesa, e pelos novos parâmetros que norteiam o ensino da História nos dias atuais, julgue o item que se segue.

O que se pretende hoje, na sala de aula, é transformar cada
aluno em autêntico historiador, alguém capaz de dominar as
técnicas de pesquisa histórica.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O ensino de História contemporâneo, influenciado pela Escola dos Anais e pelas novas abordagens historiográficas, não tem como objetivo principal transformar cada aluno em um historiador profissional. A afirmação apresentada no item é equivocada, pois o propósito atual do ensino de História vai além do domínio técnico da pesquisa histórica.

A proposta pedagógica atual busca desenvolver no aluno habilidades críticas, como a capacidade de análise de fontes, a compreensão de múltiplas perspectivas históricas e a formação de um pensamento histórico autônomo. O foco está no letramento histórico, que permite ao estudante interpretar a realidade social de forma contextualizada, e não na formação de especialistas em metodologia da pesquisa.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforçam essa perspectiva, enfatizando a construção de competências históricas que permitam ao cidadão entender processos sociais, culturais e políticos, sem exigir o domínio aprofundado das técnicas profissionais de pesquisa histórica.

Portanto, o item está ERRADO, pois reduz o complexo objetivo do ensino de História contemporâneo a uma formação técnica especializada, quando na verdade busca-se uma formação crítica e cidadã mais ampla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *