Apesar de seu disfarce de iniciativa e otimismo, o homem moderno está esmagado por um profundo sentimento de impotência que o fez olhar fixamente e,como se paralisado, para as catástrofes que se avizinham. Por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, o único modo pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude do simples ajustamento ou acomodação, apreendendo temas e tarefas de sua época. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.2011.Paulo Freire defende que a superação das dificuldades e a apreensão da realidade atual será obtida pelo(a)
moderno está esmagado por um profundo sentimento de impotência que o fez olhar fixamente e,como se paralisado, para as catástrofes que se avizinham. Por isso,
desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente
atitude crítica, o único modo pelo qual o homem realizará
sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude
do simples ajustamento ou acomodação, apreendendo
temas e tarefas de sua época.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.2011.
Paulo Freire defende que a superação das dificuldades e a apreensão da realidade atual será obtida pelo(a)
- A)desenvolvimento do pensamento autônomo.
- B)obtenção de qualificação profissional.
- C)resgate de valores tradicionais.
- D)realização de desejos pessoais.
- E)aumento da renda familiar.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Paulo Freire, em sua obra Educação como Prática da Liberdade, aborda a contradição presente no homem moderno: uma aparente postura otimista e proativa que mascara um profundo sentimento de impotência diante dos desafios contemporâneos. O autor destaca que essa paralisia frente às crises exige uma postura crítica constante, única forma de o indivíduo transcender a mera adaptação passiva e engajar-se ativamente na transformação de sua realidade.
A questão proposta apresenta alternativas para superar essa condição, sendo o desenvolvimento do pensamento autônomo (alternativa A) o caminho apontado por Freire como correto. Essa escolha se fundamenta na essência da pedagogia freireana, que valoriza a consciência crítica como instrumento de libertação. Ao contrário de soluções pragmáticas como qualificação profissional (B) ou aumento de renda (E), ou mesmo abordagens individualistas como realização de desejos pessoais (D), Freire propõe uma mudança epistemológica. O resgate de valores tradicionais (C) também não se alinha com seu pensamento, pois o autor defende uma leitura dinâmica e contextualizada da realidade, não uma volta ao passado.
Portanto, a alternativa A representa o cerne da proposta freireana: somente através do exercício da autonomia intelectual, da capacidade de questionar e reinterpretar o mundo, o ser humano poderá superar sua impotência e efetivamente intervir na construção de um futuro diferente. Essa perspectiva transformadora da educação como prática libertadora constitui a principal contribuição do pensamento de Paulo Freire para a pedagogia contemporânea.
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