O desenvolvimento do raciocínio histórico, em oposição a um ensino que visa apenas à memorização, implica várias mudanças nas concepções e práticas do ensino da História. De acordo com a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento do raciocínio histórico, em oposição
a um ensino que visa apenas à memorização, implica
várias mudanças nas concepções e práticas do ensino
da História. De acordo com a Proposta Curricular do
Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa
correta.
- A)O que se tornou central a ser ensinado é “o passado tal como aconteceu”.
- B)Devemos considerar que cada forma de registro tem uma “linguagem própria”:
- C)A investigação pressupõe apenas verificação de como as coisas ocorreram.
- D)As mudanças e permanências que acontecem num determinado tempo explicam-se pelo que aconteceu num tempo cronológico imediatamente anterior.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino da História, quando focado no desenvolvimento do raciocínio histórico, vai além da simples memorização de fatos e datas. Essa abordagem exige uma transformação nas concepções e práticas pedagógicas, como destacado na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC).
Entre as alternativas apresentadas, a correta é a B), que afirma: "Devemos considerar que cada forma de registro tem uma 'linguagem própria'". Essa ideia reforça a importância de analisar as fontes históricas em sua pluralidade, reconhecendo que documentos, imagens, relatos orais e outros registros carregam particularidades que devem ser interpretadas criticamente.
As demais alternativas apresentam equívocos:
- A) Incorreta, pois a História não busca apenas reproduzir "o passado tal como aconteceu", mas sim interpretá-lo a partir de múltiplas perspectivas.
- C) Incorreta, porque a investigação histórica não se limita à verificação de fatos, mas envolve análise, contextualização e problematização.
- D) Incorreta, já que as mudanças e permanências históricas não podem ser reduzidas a uma relação linear de causa e efeito com o período anterior.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor reflete uma visão contemporânea do ensino de História, valorizando a diversidade de registros e a construção de um pensamento crítico.
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