Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A história-problema, preocupada em estudar e compreender as relações entre o presente e o passado e as produções de conhecimento pelos alunos, tem sido constantemente evocada como alternativa para se alcançar o objetivo pedagógico de prover de significado o ensino da História. Com base na proposta curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.

A história-problema, preocupada em estudar e
compreender as relações entre o presente e o passado
e as produções de conhecimento pelos alunos, tem
sido constantemente evocada como alternativa
para se alcançar o objetivo pedagógico de prover de
significado o ensino da História. Com base na proposta
curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale
a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A história-problema surge como uma abordagem pedagógica que busca tornar o ensino de História mais significativo, estabelecendo conexões entre o presente e o passado e incentivando a produção crítica de conhecimento pelos alunos. Essa metodologia contrasta com a história tradicional, que muitas vezes prioriza a memorização de fatos isolados. Analisando as alternativas com base no Conteúdo Básico Comum (CBC), é possível identificar a afirmação incorreta.

A alternativa A) menciona as dúvidas sobre a aplicabilidade da história-problema e seus aspectos teóricos, o que é válido, pois essa abordagem ainda enfrenta desafios em sua implementação. Já a alternativa B) destaca o papel ativo do historiador na seleção de questões e na construção de seu objeto de estudo, algo essencial na história-problema, que valoriza a interpretação e o diálogo temporal.

A alternativa D) reforça a diferença entre a história-problema e a história tradicional, enfatizando a análise crítica de questões ao longo do tempo, um dos pilares dessa metodologia. Porém, a alternativa C) afirma que os alunos devem ser sujeitos passivos em seu processo de aprendizagem, o que é incorreto, pois a história-problema justamente pressupõe a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento histórico.

Portanto, a resposta correta é C), já que a história-problema busca engajar os alunos como agentes reflexivos, e não como meros receptores passivos de informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *