No processo de afirmação da História como disciplina científica, no século XIX,
No processo de afirmação da História como disciplina científica, no século XIX,
- A)aceitava-se como “verdade sobre o passado” as memórias comunitárias orais que eram transcritas pelos historiadores e transformadas em documentos oficiais de Arquivo de historiadores.
- B)predominava o documento escrito de caráter oficial como forma de conhecer os fatos ocorridos, em detrimento das formas de narrativa oral e comunitária sobre o passado.
- C)considerava-se a memória como uma ciência auxiliar da história científica, à medida em que ajudava a elucidar o conteúdo dos documentos escritos, prática que deu origem à Paleografia.
- D)valorizava-se a memória comunitária como base alternativa à história oficial dos Estados-Nação que surgiram no século XIX.
- E)defendia-se que história e memória tinham uma relação de completude, sendo a memória oral e coletiva utilizada para preencher as lacunas narrativas do discurso científico da história.
Resposta:
A alternativa correta é B)
No processo de afirmação da História como disciplina científica, no século XIX, houve uma clara valorização do documento escrito de caráter oficial como principal fonte para o conhecimento do passado. Esse período foi marcado pelo esforço de consolidar a História como uma ciência rigorosa, baseada em métodos objetivos e em fontes consideradas confiáveis.
A alternativa B) é a correta, pois reflete a predominância do documento escrito oficial nesse contexto. Os historiadores do século XIX tendiam a desconsiderar narrativas orais e comunitárias, considerando-as pouco confiáveis ou subjetivas. Em vez disso, priorizavam arquivos, registros governamentais e outros documentos formais como base para suas pesquisas.
As demais alternativas apresentam visões que não correspondem ao pensamento historiográfico dominante da época:
- A) As memórias comunitárias orais não eram aceitas como "verdade" nem transformadas em documentos oficiais.
- C) A memória não era considerada uma ciência auxiliar da História nesse período.
- D) A memória comunitária não era valorizada como alternativa à história oficial.
- E) Não havia uma defesa da relação de completude entre história e memória oral.
Portanto, o século XIX estabeleceu uma hierarquia de fontes históricas que privilegiava o documento escrito oficial, em consonância com o projeto de construção de uma história científica e com o fortalecimento dos Estados-Nação modernos.
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