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Ora, uma história não é narrada sob a pressão esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o passado se torna um elemento influente na vida humana prática no presente. Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações). Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história. As reflexões apresentadas no texto projetam o conhecimento histórico como algo fortemente determinado pela imaginação ficcional e subdeterminado pelos resultados de pesquisa.

Ora, uma história não é narrada sob a pressão
esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das
fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter
histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a
facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o
passado se torna um elemento influente na vida humana prática
no presente.

Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções
do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações). 

Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história.

As reflexões apresentadas no texto projetam o conhecimento
histórico como algo fortemente determinado pela imaginação
ficcional e subdeterminado pelos resultados de pesquisa.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O fragmento de texto de Jörn Rüsen apresenta uma perspectiva sobre a narrativa histórica que rejeita a dicotomia simplista entre facticidade pura e imaginação ficcional. Segundo o autor, a essência da história não reside na mera reprodução dos dados das fontes nem na criação de uma ficção desvinculada da realidade, mas na maneira como o passado se integra à vida prática no presente. Essa abordagem sugere que o conhecimento histórico é um processo dinâmico, no qual a interpretação e a relevância para o presente desempenham um papel central.

A afirmação de que o conhecimento histórico é "fortemente determinado pela imaginação ficcional e subdeterminado pelos resultados de pesquisa" não condiz com o pensamento expresso no texto. Rüsen não despreza a importância das fontes ou dos dados empíricos, mas enfatiza que a facticidade da história está na sua capacidade de influenciar o presente de forma significativa. Portanto, a imaginação não domina a pesquisa histórica a ponto de subordinar os resultados das investigações. Pelo contrário, o texto defende uma relação equilibrada entre os elementos objetivos e subjetivos na construção do conhecimento histórico.

Dessa forma, o gabarito correto para o item em questão é E) ERRADO, pois a interpretação proposta no enunciado não reflete adequadamente as ideias apresentadas por Rüsen. O autor não reduz a história à ficção, mas a coloca como um diálogo entre o passado e o presente, mediado pela pesquisa rigorosa e pela reflexão crítica.

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