Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo”. CAIMI, Flávi. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015, p.112-3. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/ view/23853 O que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele

Considere a seguinte proposição: “Para superar
a escola vazia de conhecimentos significativos, é
necessário que os docentes alcancem um domínio
complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar,
sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem
conteúdo”.

CAIMI, Flávi. O que precisa saber um professor de história?
História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015,
p.112-3. Disponível em:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/
view/23853

O que se espera do professor de história em relação
ao domínio complexo do conteúdo é que ele

Resposta:

A alternativa correta é C)

A proposição apresentada por Flávi Caimi destaca a importância do domínio complexo dos conteúdos por parte dos professores de história, como condição essencial para superar uma educação vazia de significados. Entre as alternativas oferecidas, a opção C) é a que melhor reflete essa expectativa, pois vai além da mera memorização de fatos ou da transmissão abstrata de conhecimentos.

A alternativa C) aponta para três dimensões fundamentais que o professor deve dominar: a historicidade do conteúdo, a natureza dos conceitos envolvidos e a relevância desse conhecimento para o aluno. Esses aspectos são cruciais para transformar o ensino de história em algo significativo, conectando o passado com as questões do presente e estimulando o pensamento crítico.

As demais alternativas apresentam visões reducionistas do ensino de história. A opção A) limita-se à memorização de fatos, enquanto a B) nega a possibilidade de relacionar o conteúdo histórico com a realidade atual. Já a alternativa D) enfatiza excessivamente a capacidade mnemônica, ignorando a necessidade de compreensão crítica dos processos históricos.

Portanto, a resposta correta é de fato a C), pois reflete a compreensão de que o verdadeiro domínio do conteúdo histórico vai além da superfície, exigindo do professor a capacidade de contextualizar, conceitualizar e tornar relevante o conhecimento para seus alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *