No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito. Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes:
História, não basta apenas que se saiba sobre os
fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em
seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até
discordantes entre si; além disso, é preciso que se
estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras
de obter e avaliar as informações sobre o pretérito.
Assim sendo, é correto dizer que os objetivos
didáticos do ensino de História são os seguintes:
- A)desconstruir completamente o passado e reconstrui-lo com base no presente.
- B)analisar, estabelecer relações, compreender e transmitir o passado.
- C)verificar o passado e o presente com vistas a projetar um futuro próximo.
- D)proporcionar uma cultura humanista que concebe o passado encerrado em si.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino de História vai além da simples memorização de fatos passados, exigindo uma abordagem crítica e contextualizada. Como apresentado no texto, os objetivos didáticos dessa disciplina envolvem a análise, a compreensão e a transmissão do passado, estabelecendo relações que permitam uma visão mais ampla e reflexiva sobre os eventos históricos. A alternativa B) corretamente sintetiza essa perspectiva, destacando a importância de não apenas verificar os acontecimentos, mas também interpretá-los de maneira relacional.
As demais alternativas apresentam visões equivocadas ou limitadas sobre o papel do ensino de História. A opção A) sugere uma desconstrução radical do passado, o que poderia levar a uma interpretação anacrônica, desconsiderando o contexto histórico. Já a alternativa C) reduz a História a um instrumento de projeção futura, ignorando seu valor intrínseco como campo de conhecimento. Por fim, a opção D) propõe uma visão estática do passado, como se ele fosse um conjunto fechado de verdades, contrariando a noção de múltiplas perspectivas e interpretações.
Portanto, a resposta correta é de fato a B), pois reflete a essência do ensino de História como um processo dinâmico de análise, compreensão e transmissão do passado, sempre considerando seu contexto e as diferentes vozes que o constituem.
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