Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história: I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação. II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas. III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios. É correto o que se afirma em
Atente para as seguintes afirmações a respeito
das novas tecnologias de comunicação e informação
no ensino de história:
I. Essas tecnologias contribuem para a busca
de informações prévias sobre o tema de
estudo, utilizando os mesmos critérios
metodológicos da pesquisa histórica quais
sejam: seleção temática, interpretação e
argumentação.
II. Possibilitam a produção de informação como
os hipertextos, a viabilização de laboratórios
e a formação integrada por meio de
metodologias colaborativas.
III. Para a melhoria da qualidade do ensino de
História, faz-se necessária somente a
inserção do computador e multimeios.
É correto o que se afirma em
- A)I e II apenas.
- B)II e III apenas.
- C)I, II e III.
- D)I e III apenas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
As novas tecnologias de comunicação e informação têm transformado significativamente o ensino de História, oferecendo novas possibilidades pedagógicas e metodológicas. Ao analisar as afirmações apresentadas, é possível identificar os impactos positivos dessas ferramentas, bem como os limites de sua aplicação.
A primeira afirmação (I) destaca a contribuição dessas tecnologias para a busca de informações prévias, utilizando critérios metodológicos da pesquisa histórica, como seleção temática, interpretação e argumentação. Isso está correto, pois a internet e os bancos de dados digitais facilitam o acesso a fontes diversificadas, permitindo que alunos e professores apliquem os mesmos princípios críticos da historiografia tradicional.
A segunda afirmação (II) ressalta a possibilidade de produção de informação por meio de hipertextos, laboratórios virtuais e metodologias colaborativas. Essa abordagem é válida, pois as tecnologias digitais permitem a criação de materiais interativos e a construção coletiva do conhecimento, enriquecendo o processo de aprendizagem.
Já a terceira afirmação (III) apresenta uma visão reducionista, ao sugerir que a simples inserção do computador e multimeios garante a melhoria da qualidade do ensino. Na realidade, a tecnologia é uma ferramenta que deve ser integrada a uma proposta pedagógica consistente, com formação adequada dos professores e planejamento crítico de suas aplicações.
Portanto, apenas as afirmações I e II estão corretas, conforme indicado no gabarito (A). A tecnologia, quando bem utilizada, pode potencializar o ensino de História, mas sua eficácia depende de uma abordagem metodológica reflexiva e contextualizada.
Deixe um comentário