Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes

As relações entre o ensino de história e a
educação em direitos humanos acontecem não
apenas na rotina diária da atividade educativa; elas
ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são
reflexos de diferentes formas de representação
existentes

Resposta:

A alternativa correta é C)

O ensino de história e a educação em direitos humanos possuem uma relação intrínseca que vai além da simples transmissão de conteúdos em sala de aula. Essa conexão se manifesta de maneira mais profunda nas concepções de história e educação que orientam a prática pedagógica dos docentes, como aponta a alternativa correta (C).

Os professores, ao lecionarem história, não apenas narram fatos do passado, mas também transmitem visões de mundo, valores e interpretações que refletem sua compreensão sobre a sociedade e os direitos humanos. Dessa forma, a maneira como eles concebem a história e o processo educativo influencia diretamente a formação crítica dos alunos, incentivando ou não uma postura reflexiva sobre questões como justiça, igualdade e cidadania.

As outras alternativas apresentam aspectos relevantes, mas não capturam a essência dessa relação. Os preconceitos e ameaças aos direitos humanos (A), a desconfiança na capacidade docente (B) e as interações entre alunos e escola (D) são fatores que podem influenciar o ambiente educacional, mas não representam o cerne da conexão entre o ensino de história e a educação em direitos humanos.

Portanto, é nas concepções teóricas e metodológicas que orientam a prática dos professores que se encontra a chave para compreender como a história pode ser uma ferramenta poderosa na promoção dos direitos humanos, formando cidadãos conscientes e críticos em relação ao mundo em que vivem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *