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A renovação historiográfica ocorrida no século XX, com os “Annales”, promoveu uma transformação na concepção de documento e na relação do historiador com ele. A concepção renovada de documento e de seu uso em sala de aula parte do pressuposto de que o trabalho com diferentes fontes e linguagens pode ser o ponto de partida para a prática do ensino de história. Nesta perspectiva, os documentos

A renovação historiográfica ocorrida no século XX, com os
“Annales”, promoveu uma transformação na concepção de
documento e na relação do historiador com ele. A concepção
renovada de documento e de seu uso em sala de aula parte do
pressuposto de que o trabalho com diferentes fontes e
linguagens pode ser o ponto de partida para a prática do ensino
de história. Nesta perspectiva, os documentos

Resposta:

A alternativa correta é A)

A renovação historiográfica promovida pela Escola dos Annales no século XX trouxe uma nova perspectiva sobre o uso de documentos no ensino de história. Essa abordagem inovadora entende as fontes históricas não como meras ilustrações ou verdades absolutas, mas como vestígios do passado que devem ser problematizados e interrogados. A alternativa correta (A) reflete essa concepção, ao destacar que os documentos servem para estabelecer um diálogo entre passado e presente, mediado por questionamentos de professores e alunos.

Essa visão contrasta com as abordagens tradicionais representadas nas outras alternativas. Enquanto a opção B) trata os documentos como portadores de uma verdade imanente, e a D) os vê como provas irrefutáveis, a perspectiva dos Annales reconhece que toda fonte é uma construção que requer interpretação crítica. Da mesma forma, as alternativas C) e E), embora valorizem o aspecto didático, reduzem o documento a um recurso ilustrativo ou motivacional, sem explorar seu potencial como objeto de investigação histórica.

A abordagem correta, portanto, entende que o trabalho com documentos em sala de aula deve ser pautado pela problematização. Ao invés de servir como ilustração ou verdade pronta, as fontes históricas tornam-se ferramentas para desenvolver o pensamento crítico dos alunos, permitindo que construam seu conhecimento histórico através da análise e da interpretação dos vestígios do passado em diálogo com o presente.

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