Outra prática comum aos povos mesoamericanos foi a construção de cidades. […] As cidades mesoamericanas também serviam para dar identidade grupal aos seus habitantes, ou seja, as pessoas se reconheciam como pertencentes a tal cidade e não como “indígena”, termo que começou a ser utilizado pelos espanhóis para referir-se aos milhares de grupos que se […] autodenominavam mexicas, cholutecas, tlaxcaltecas, dependendo da cidade que habitavam.(Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.)As cidades existentes na América Central e no México no período pré-colombiano
construção de cidades. […] As cidades mesoamericanas também serviam para dar identidade grupal aos seus habitantes,
ou seja, as pessoas se reconheciam como pertencentes a tal
cidade e não como “indígena”, termo que começou a ser utilizado pelos espanhóis para referir-se aos milhares de grupos
que se […] autodenominavam mexicas, cholutecas, tlaxcaltecas, dependendo da cidade que habitavam.
Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.)
período pré-colombiano
- A)foram objeto de disputa entre lideranças indígenas e conquistadores espanhóis, pois eram situadas em áreas próximas ao litoral.
- B)eram centros comerciais, políticos e religiosos que contribuíam para a caracterização e diferenciação dos habitantes da região.
- C)eram espaços dedicados essencialmente a cultos religiosos monoteístas, que asseguravam a unificação identitária dos povos da região.
- D)eram as capitais de grandes unidades políticas e sociais, e seus governantes buscavam a homogeneização dos povos indígenas da região.
- E)foram conservadas quase integralmente até os dias de hoje, graças às preocupações preservacionistas dos colonizadores espanhóis.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto apresentado destaca a importância das cidades mesoamericanas no período pré-colombiano, enfatizando seu papel como centros de identidade grupal para seus habitantes. Conforme mencionado por Eduardo Natalino dos Santos, os povos da região não se identificavam genericamente como "indígenas", mas sim por sua vinculação a cidades específicas, como mexicas, cholutecas ou tlaxcaltecas. Essa característica demonstra como as cidades funcionavam como núcleos de organização social, política e cultural, diferenciando os grupos entre si.
A alternativa correta, B, afirma que essas cidades eram centros comerciais, políticos e religiosos que contribuíam para a caracterização e diferenciação dos habitantes da região. Essa afirmação está em pleno acordo com o texto base, que ressalta como as cidades mesoamericanas serviam para estabelecer identidades coletivas distintas. Ao contrário do que sugerem outras opções, não havia uma homogeneização dos povos indígenas (D), nem as cidades eram dedicadas exclusivamente a cultos religiosos monoteístas (C) – já que as religiões mesoamericanas eram predominantemente politeístas.
Além disso, o texto não menciona disputas entre indígenas e espanhóis por áreas litorâneas (A), nem sugere que as cidades tenham sido preservadas integralmente pelos colonizadores (E). Pelo contrário, a colonização espanhola frequentemente destruiu ou transformou radicalmente esses espaços urbanos originais. Portanto, a alternativa B é a única que captura corretamente a função multifacetada das cidades pré-hispânicas como elementos definidores da identidade e organização social dos povos mesoamericanos.
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