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A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos. JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela

A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.

JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).

A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela



Resposta:

A alternativa correta é E)

A urbanização brasileira, especialmente a partir da segunda metade do século XX, trouxe transformações profundas na estrutura das cidades, com impactos diretos nos sistemas de transporte. O texto citado destaca a substituição de modais como o bonde e o sistema ferroviário por uma infraestrutura voltada para o transporte rodoviário, marcada pela construção de vias amplas, túneis e viadutos. Essa mudança reflete um processo histórico no qual o transporte coletivo sobre trilhos perdeu espaço para o modelo rodoviário, impulsionado pela indústria automobilística.

A alternativa correta, E), aponta para a predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas. Esse fenômeno está intimamente ligado ao desenvolvimento urbano do Brasil, que privilegiou o automóvel em detrimento de sistemas de transporte coletivo mais eficientes. A chegada de montadoras internacionais e o incentivo governamental à indústria automotiva consolidaram um modelo de mobilidade centrado no transporte individual, com consequências duradouras para a organização das cidades brasileiras.

As demais alternativas não capturam a essência do processo descrito. A retirada de investimentos em transporte de massa (A) e a demanda por transporte individual (B) são fatores relevantes, mas secundários em relação à opção rodoviária. Já a presença de transportes alternativos (C) e a aglomeração urbana (D) não são abordadas no texto como elementos centrais da relação entre urbanização e transportes.

Portanto, a resposta correta é E), pois sintetiza a dinâmica histórica que privilegiou o transporte rodoviário no Brasil, em consonância com os interesses da indústria automobilística e as transformações urbanas da época.

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