Acerca do processo de macrocefalia urbana correlacionado à ocupação e ao uso do solo nas cidades, julgue o próximos item.As áreas urbanas brasileiras que passam pelo processo de macrocefalia são aquelas que apresentam os melhores índices de qualidade de vida citadina, dado a racionalidade no ordenamento e na ocupação e uso do solo urbano.
Acerca do processo de macrocefalia urbana correlacionado à ocupação e ao uso do solo nas cidades, julgue o próximos item.
As áreas urbanas brasileiras que passam pelo processo de macrocefalia são aquelas que apresentam os melhores índices de qualidade de vida citadina, dado a racionalidade no ordenamento e na ocupação e uso do solo urbano.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O processo de macrocefalia urbana no Brasil é um fenômeno caracterizado pelo crescimento desproporcional das grandes cidades em relação às demais, concentrando população, recursos e atividades econômicas. No entanto, essa expansão acelerada e muitas vezes desordenada está longe de garantir os melhores índices de qualidade de vida urbana, como sugere o item em análise.
A afirmação de que áreas urbanas em processo de macrocefalia apresentam racionalidade no ordenamento e uso do solo é equivocada. Na realidade, o crescimento descontrolado dessas cidades costuma resultar em problemas como:
- Falta de planejamento urbano adequado
- Ocupação irregular de áreas de risco
- Deficiência na infraestrutura básica
- Sobrecarga dos serviços públicos
- Intensificação da segregação socioespacial
As metrópoles brasileiras, exemplos clássicos de macrocefalia urbana, enfrentam graves desafios como favelização, congestionamentos, poluição e desigualdade no acesso a equipamentos urbanos. Esses fatores comprovam que o crescimento desproporcional não está associado à melhoria da qualidade de vida, mas sim à reprodução de problemas urbanos complexos.
Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a macrocefalia urbana no contexto brasileiro está mais relacionada a processos de urbanização problemáticos do que a modelos racionais de ocupação do solo que garantam qualidade de vida à população.
Deixe um comentário