Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de queo tipo de mundo que criamos, principalmente a partir doséculo XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, hánecessidade de mudanças. Essa constatação apresenta umadimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemasecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensõessocioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que partecrescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio depessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, viveabaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelosde consumo, os estilos de administração e o comportamentopolítico não são adequados para uma comunidade de seisbilhões de pessoas. Considerando os processos de produção ede ocupação do território brasileiro bem como problemasrelacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes. A bacia do rio São Francisco tem uma história de uso e ocupação dos seus rios e afluentes marcada pela degradação. São algumas causas dessa degradação: a existência de siderúrgicas consumidoras de carvão mineral, o avanço da fronteira agrícola para o oeste baiano, que provoca a morte de rios tributários do rio São Francisco, e a presença da pecuária extensiva.
Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.
A bacia do rio São Francisco tem uma história de uso e ocupação dos seus rios e afluentes marcada pela degradação. São algumas causas dessa degradação: a existência de siderúrgicas consumidoras de carvão mineral, o avanço da fronteira agrícola para o oeste baiano, que provoca a morte de rios tributários do rio São Francisco, e a presença da pecuária extensiva.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos de consumo, os estilos de administração e o comportamento político não são adequados para uma comunidade de seis bilhões de pessoas.
Considerando os processos de produção e de ocupação do território brasileiro, bem como problemas relacionados ao meio ambiente, é evidente que a bacia do rio São Francisco enfrenta uma história de degradação. Entre as causas dessa degradação estão a presença de siderúrgicas que consomem carvão mineral, o avanço da fronteira agrícola para o oeste baiano — que provoca a morte de rios tributários do São Francisco — e a pecuária extensiva. Esses fatores contribuem para a deterioração ambiental e reforçam a necessidade de políticas sustentáveis para reverter esse cenário.
Diante disso, a afirmação sobre a degradação da bacia do rio São Francisco está correta, conforme indicado no gabarito (C). A situação exemplifica como modelos insustentáveis de desenvolvimento impactam diretamente os ecossistemas e as comunidades que dependem deles, reforçando a urgência de mudanças estruturais.
Deixe um comentário