Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Protocolo de Quioto constitui um tratado complementar à ConvençãoQuadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, definindo metas de redução de emissões para os países desenvolvidos e os que, à época, apresentavam economia em transição para o capitalismo, sendo considerados os responsáveis históricos pela mudança atual do clima. De acordo com esse protocolo, é correto afirmar que

O Protocolo de Quioto constitui um
tratado complementar à ConvençãoQuadro das Nações Unidas sobre
Mudança do Clima, definindo metas de
redução de emissões para os países
desenvolvidos e os que, à época,
apresentavam economia em transição
para o capitalismo, sendo considerados
os responsáveis históricos pela mudança
atual do clima. De acordo com esse
protocolo, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é B)

O Protocolo de Quioto, como tratado complementar à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, estabeleceu metas específicas para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por parte dos países desenvolvidos e economias em transição, reconhecendo sua responsabilidade histórica nas alterações climáticas. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a B), que lista os principais gases regulados pelo acordo: dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄), óxido nitroso (N₂O), hexafluoreto de enxofre (SF₆) e as famílias de perfluorcarbonos (PFCs) e hidrofluorcarbonos (HFCs).

As demais opções contêm incorreções. A alternativa A) menciona um ano de referência (2015) não alinhado com o protocolo, que adotou principalmente 1990 como base. Já a C) é falsa, pois os EUA, embora tenham assinado inicialmente, nunca ratificaram o tratado e, portanto, não assumiram compromissos formais – não devido ao seu território, mas por questões políticas. Por fim, a D) confunde o Protocolo de Quioto (vigente a partir de 2005) com o Protocolo de Montreal (1987), que tratou da proteção da camada de ozônio.

Assim, o Protocolo de Quioto representa um marco na cooperação internacional contra o aquecimento global, ao definir metas vinculantes e gases-alvo, ainda que com limitações na adesão de grandes emissores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *