Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o TEXTO 19 para responder à questão.TEXTO 19 IDOSOS JÁ SÃO 30 MILHÕES NO PAÍSEnvelhecimento acelerado da população traz desafios para o sistema público Nos últimos cinco anos, a quantidade de idosos no País cresceu 18%, elevando para mais de 30,2 milhões de habitantes o número de brasileiros acima dos 60 anos de idade. De 2012 a 2017, o Brasil ganhou quase um milhão de idosos a cada ano, mantendo a tendência de envelhecimento populacional. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Característica dos Moradores e Domicílios, divulgada recentemente. Nos cinco anos analisados pela PNAD Contínua, o aumento de idosos foi observado em todas as unidades da federação. As mulheres são maioria expressiva entre a população nessa faixa etária, somando 16,9 milhões (56% dos idosos) ante 13,3 milhões de homens (44% do grupo). O aumento expressivo de idosos traz consigo um desafio ao sistema público, especialmente ao setor de saúde.Folha de Londrina, 27 abr 2018. Disponível em: <https://www.folhadelondrina.com.br/geral/idosos-ja-sao-30- milhoes-no-pais-1005508.html>. Acesso em: 12 maio 2018 (adaptado).A dinâmica demográfica de uma sociedade pode representar preocupações de acordo com os interesses econômicos e com as condições de desenvolvimento social. Nesse sentido, são orientadas as políticas internas dos países para direcionar os seus rumos demográficos, através de ações que promovam a contenção ou o estímulo à imigração, o incentivo ou o controle da natalidade, entre outras. A respeito das tendências demográficas do Brasil, na atualidade, identifique a alternativa CORRETA.

Leia o TEXTO 19 para responder à questão.


TEXTO 19


IDOSOS JÁ SÃO 30 MILHÕES NO PAÍS

Envelhecimento acelerado da população traz desafios para o sistema público

Nos últimos cinco anos, a quantidade de idosos no País cresceu 18%, elevando para mais de 30,2
milhões de habitantes o número de brasileiros acima dos 60 anos de idade. De 2012 a 2017, o Brasil ganhou quase um milhão de idosos a cada ano, mantendo a tendência de envelhecimento populacional.
Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Característica dos Moradores
e Domicílios, divulgada recentemente.

Nos cinco anos analisados pela PNAD Contínua, o aumento de idosos foi observado em todas as
unidades da federação. As mulheres são maioria expressiva entre a população nessa faixa etária, somando
16,9 milhões (56% dos idosos) ante 13,3 milhões de homens (44% do grupo).

O aumento expressivo de idosos traz consigo um desafio ao sistema público, especialmente ao setor
de saúde.

Folha de Londrina, 27 abr 2018. Disponível em: <https://www.folhadelondrina.com.br/geral/idosos-ja-sao-30- milhoes-no-pais-1005508.html>. Acesso em: 12 maio 2018 (adaptado).

A dinâmica demográfica de uma sociedade pode representar preocupações de acordo com os interesses
econômicos e com as condições de desenvolvimento social. Nesse sentido, são orientadas as políticas
internas dos países para direcionar os seus rumos demográficos, através de ações que promovam a
contenção ou o estímulo à imigração, o incentivo ou o controle da natalidade, entre outras. A respeito das
tendências demográficas do Brasil, na atualidade, identifique a alternativa CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O envelhecimento populacional no Brasil é um fenômeno marcante na atual dinâmica demográfica do país, conforme evidenciado pelo TEXTO 19. A alternativa correta, B), aponta que a queda da natalidade nas últimas décadas, combinada com o aumento da expectativa de vida, reduziu o ritmo de crescimento populacional. Essa tendência está em consonância com os dados apresentados, que mostram um crescimento acelerado da população idosa (18% em cinco anos), enquanto a taxa de natalidade segue em declínio.

A opção B) destaca corretamente a transição demográfica brasileira, caracterizada pela diminuição de nascimentos e pelo envelhecimento da população. Esse cenário difere de uma "explosão demográfica" (opção A), já que o crescimento populacional está desacelerando. Também não há indícios de que políticas de controle de natalidade estejam causando escassez de mão de obra (opção C), nem que o setor materno-infantil seja o principal afetado (opção D), uma vez que o texto enfatiza os desafios na assistência aos idosos. Por fim, a opção E) incorre ao associar envelhecimento com aumento populacional e desemprego, quando na realidade o crescimento demográfico está diminuindo.

Portanto, a alternativa B) é a única que reflete adequadamente as tendências demográficas contemporâneas do Brasil, alinhando-se com os dados oficiais e com as transformações sociais em curso no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *