Com relação aos recursos energéticos, assinale a afirmação verdadeira.
Com relação aos recursos energéticos, assinale a afirmação verdadeira.
- A)Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos, quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.
- B)São chamados de combustíveis fósseis aqueles formados pelo acumulo e decomposição de material orgânico em estruturas sedimentares. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool.
- C)A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona um sombreamento do planeta e, por consequência, o resfriamento das temperaturas globais.
- D)Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada "tecnologia limpa".
Resposta:
A alternativa correta é A)
Com relação aos recursos energéticos, a afirmação verdadeira é a alternativa A, que destaca os combustíveis fósseis como recursos finitos e não renováveis, cujos custos econômicos de exploração aumentam significativamente quando sua localização ocorre em grandes profundidades.
A alternativa B contém um erro ao incluir os derivados do álcool como combustíveis fósseis, já que estes são biocombustíveis renováveis, diferentemente do carvão e do petróleo. A alternativa C está incorreta porque a liberação de gás carbônico pela queima de combustíveis fósseis está associada ao efeito estufa e ao aquecimento global, não ao resfriamento. Por fim, a alternativa D é equivocada ao atribuir a maior responsabilidade pela poluição atmosférica aos países periféricos, já que os países desenvolvidos continuam sendo grandes emissores de poluentes, mesmo com avanços tecnológicos.
Portanto, a alternativa A é a única correta, pois aborda de forma precisa as características e desafios econômicos relacionados à exploração dos combustíveis fósseis.
Deixe um comentário