Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“O petroleiro de bandeira cingapuriana BW Zambeze zarpou em 30 de julho [2014] do porto de Galveston, no Texas, levando petróleo bruto para a Coreia do Sul. Apesar do pouco alarde que cercou a viagem, os 400 mil barris a bordo foram a primeira exportação irrestrita de petróleo dos EUA para um país fora da América do Norte em quase quatro décadas.” (EUA despontam na venda de petróleo bruto. The New York Times International Weekly, 4/11/2014, p. 4)Considerando o fato mencionado é correto afirmar que

“O petroleiro de bandeira cingapuriana BW Zambeze zarpou em 30 de julho [2014] do porto de Galveston, no Texas, levando petróleo bruto para a Coreia do Sul. Apesar do pouco alarde que cercou a viagem, os 400 mil barris a bordo foram a primeira exportação irrestrita de petróleo dos EUA para um país fora da América do Norte em quase quatro décadas.”

(EUA despontam na venda de petróleo bruto. The New York Times International Weekly, 4/11/2014, p. 4)

Considerando o fato mencionado é correto afirmar que



Resposta:

A alternativa correta é C)

O trecho apresentado relata um momento significativo na história da indústria petrolífera dos Estados Unidos: a primeira exportação irrestrita de petróleo bruto para um país fora da América do Norte em quase quarenta anos. Esse fato, ocorrido em 2014, demonstra uma mudança na estratégia comercial do país, que sempre foi um grande produtor de petróleo, mas que, por décadas, manteve restrições à exportação do produto.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra C, que afirma: "a novidade não está no fato de os EUA produzirem petróleo, porque o país sempre foi grande produtor, mas, sim, de exportar, mudando aparentemente de estratégia nessa área". Essa afirmação está alinhada com o contexto histórico e econômico apresentado no texto, já que os EUA, desde o início do século XX, foram um dos maiores produtores mundiais de petróleo, mas adotavam políticas de controle sobre as exportações para proteger o mercado interno e garantir a segurança energética.

As outras alternativas apresentam informações incorretas ou irrelevantes para o contexto. A letra A menciona as novas descobertas de poços, o que, apesar de ser um fator relevante para o aumento da produção, não explica a mudança na política de exportação. A letra B relaciona a diminuição da frota automobilística às mudanças climáticas, um argumento sem base no texto. A letra D sugere uma motivação política para a exportação, o que não é mencionado nem corroborado pelo trecho. Por fim, a letra E mistura fatores como novas descobertas e declínio do uso do petróleo, que não são abordados como determinantes para a exportação no texto.

Portanto, a mudança na política de exportação de petróleo bruto pelos EUA, após décadas de restrições, é o ponto central do trecho, reforçando a correção da alternativa C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *