Diante do problema de abastecimento de água na grande São Paulo, um professor do 5° ano do Ensino Fundamental apresenta para a turma as seguintes informações:• a água cobre 70% da superfície da terra;• desse total 97,5% é de água salgada dos mares e oceanos;• a maior parte dos 2,5 % restantes está nas geleiras dos polos, no subsolo e nas altas montanhas;• apenas uma parte muito pequena do total – cerca de 1% – é de água potável;• desse volume, cerca de 69% são utilizados para fins agrícolas e 21% no setor industrial; • o Brasil é detentor de 12% da reserva hídrica do planeta;• ao longo do tempo, a intervenção dos seres humanos vem comprometendo a qualidade da pouca água potável disponível. O objetivo do professor ao apresentar estas informações para os alunos é
Diante do problema de abastecimento de água na grande São Paulo, um professor do 5° ano do Ensino Fundamental apresenta para a turma as seguintes informações:
• a água cobre 70% da superfície da terra;
• desse total 97,5% é de água salgada dos mares e oceanos;
• a maior parte dos 2,5 % restantes está nas geleiras dos polos, no subsolo e nas altas montanhas;
• apenas uma parte muito pequena do total – cerca de 1% – é de água potável;
• desse volume, cerca de 69% são utilizados para fins agrícolas e 21% no setor industrial;
• o Brasil é detentor de 12% da reserva hídrica do planeta;
• ao longo do tempo, a intervenção dos seres humanos vem comprometendo a qualidade da pouca água potável disponível.
O objetivo do professor ao apresentar estas informações para os alunos é
- A)explicar o funcionamento do ciclo hidrológico.
- B)demonstrar que a água não é um recurso renovável.
- C)mostrar que a água ocupa pequena área do planeta.
- D)valorizar o Brasil como grande preservador de recursos hídricos.
- E)conscientizar que a água é um recurso vulnerável à ação humana.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Diante do problema de abastecimento de água na Grande São Paulo, o professor do 5° ano apresenta dados que revelam uma realidade preocupante: apesar de a água cobrir 70% da superfície terrestre, apenas 1% dela é potável e acessível para consumo humano. Além disso, grande parte desse pequeno percentual é utilizado na agricultura e indústria, enquanto ações humanas continuam a degradar sua qualidade.
O objetivo central do professor, ao expor essas informações, vai além de simplesmente apresentar estatísticas. Ele busca conscientizar os alunos sobre a vulnerabilidade da água como recurso natural. Os dados mostram que, embora o Brasil possua 12% da reserva hídrica mundial, a disponibilidade de água potável é limitada e está sujeita a impactos causados pela intervenção humana.
A alternativa correta (E) reflete essa intenção pedagógica, pois o professor não está apenas explicando o ciclo hidrológico (A), negando a renovabilidade da água (B), minimizando sua presença no planeta (C) ou exaltando o Brasil (D). Seu foco é alertar sobre a necessidade de preservação, mostrando como a ação humana pode comprometer esse recurso essencial à vida.
Portanto, a abordagem do professor tem um caráter formativo, incentivando a reflexão crítica sobre o uso consciente da água e a responsabilidade coletiva em sua conservação para as futuras gerações.
Deixe um comentário