Leia as estrofes do Canto IV de Os Lusíadas, referentes ao episódio do Velho do Restelo, para responder às questões de números 69 e 70.Dura inquietação d’alma e da vida,Fonte de desamparos e adultérios,Sagaz consumidora conhecidaDe fazendas, de reinos e de impérios:Chamam-te ilustre, chamam-te subida,Sendo digna de infames vitupérios1;Chamam-te Fama e Glória soberana,Nomes com quem se o povo néscio2 engana!A que novos desastres determinasDe levar estes Reinos e esta gente?Que perigos, que mortes lhe destinasDebaixo dalgum nome preminente?Que promessas de reinos e de minasDe ouro, que lhe farás tão facilmente?Que famas lhe prometerás? Que histórias?Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?(Luís de Camões. Obra completa, 2005, p. 112. Adaptado)1 insultos 2 estúpido, ignoranteConsiderando o contexto do discurso do Velho do Restelo, nos versos – Chamam-te Fama e Glória soberana, / Nomes com quem se o povo néscio engana! – as palavras em destaque enfatizam o
Leia as estrofes do Canto IV de Os Lusíadas, referentes ao episódio do Velho do Restelo, para responder às questões de números 69 e 70.
Dura inquietação d’alma e da vida,
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios:
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo digna de infames vitupérios1;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio2 engana!
A que novos desastres determinas
De levar estes Reinos e esta gente?
Que perigos, que mortes lhe destinas
Debaixo dalgum nome preminente?
Que promessas de reinos e de minas
De ouro, que lhe farás tão facilmente?
Que famas lhe prometerás? Que histórias?
Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?
(Luís de Camões. Obra completa, 2005, p. 112. Adaptado)
1 insultos
2 estúpido, ignorante
Considerando o contexto do discurso do Velho do Restelo,
nos versos – Chamam-te Fama e Glória soberana, / Nomes
com quem se o povo néscio engana! – as palavras em destaque
enfatizam o
- A)objetivo nobre dos navegadores portugueses, que viajaram sem a intenção de conquistar notoriedade, buscando melhorar a vida de seu povo.
- B)espírito empreendedor do povo português, que trocara as promessas de fama e glória pela chance de desbravar mares nunca antes navegados.
- C)caráter ilusório e destrutivo dos ideais de fama e de glória que levaram os navegadores portugueses a empreender suas viagens.
- D)propósito louvável dos portugueses que se aventuraram pelos mares, embora eles tenham sido incompreendidos pelo povo.
- E)perfil destemido e desprendido dos portugueses que deixaram a segurança da terra para enfrentar os perigos do mar.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O episódio do Velho do Restelo, presente no Canto IV de Os Lusíadas, representa uma crítica contundente aos ideais expansionistas que moviam as navegações portuguesas. Nos versos destacados — "Chamam-te Fama e Glória soberana, / Nomes com quem se o povo néscio engana!" —, Camões, por meio da voz do Velho do Restelo, expõe o caráter ilusório e destrutivo da busca por fama e glória, que motivava as expedições marítimas.
A palavra "soberana" sugere uma falsa grandeza atribuída a esses ideais, enquanto "engana" revela como o povo, ingenuamente, é seduzido por promessas vazias. O Velho do Restelo questiona os reais benefícios dessas aventuras, apontando para os "desastres", "perigos" e "mortes" que acompanham essas empreitadas. Sua fala é uma denúncia contra a cegueira coletiva que glorifica a expansão sem considerar seus custos humanos e sociais.
Portanto, a alternativa C) é a correta, pois capta a essência da crítica camoniana: a fama e a glória são ilusões que mascaram a destruição e o sofrimento causados pelas navegações. O Velho do Restelo funciona como uma voz dissonante, questionando o discurso heroico e nacionalista que celebrava as conquistas portuguesas.
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