“Os Lusíadas” – Luís Vaz de Camões. Canto IIJá neste tempo o lúcido Planeta Que as horas vai do dia distinguindo, Chegava à desejada e lenta meta, A luz celeste às gentes encobrindo; E da casa marítima secreta he estava o Deus Nocturno a porta abrindo, Quando as infidas gentes se chegaram Às naus, que pouco havia que ancoraram. Os Lusiadas é um longo poema dividido em dez partes, denominadas “Cantos”. São 8.816 versos, distribuídos em 1.102 estrofes. Neste poema, retratam-se os feitos heroicos do povo português, especialmente as conquistas marítimas. A linguagem é solene, muito diferente da empregada no cotidiano. A objetividade dominada a cena, não havendo espaço para as divagações do “eu”. Tendo estas informações acerca do livro de Camões indique a que gênero literário pertence Os Lusíadas.
“Os Lusíadas” – Luís Vaz de Camões.
Canto II
Já neste tempo o lúcido Planeta
Que as horas vai do dia distinguindo,
Chegava à desejada e lenta meta,
A luz celeste às gentes encobrindo;
E da casa marítima secreta he estava o Deus
Nocturno a porta abrindo,
Quando as infidas gentes se chegaram
Às naus, que pouco havia que ancoraram.
Os Lusiadas é um longo poema dividido em dez partes,
denominadas “Cantos”. São 8.816 versos, distribuídos em
1.102 estrofes. Neste poema, retratam-se os feitos heroicos
do povo português, especialmente as conquistas marítimas.
A linguagem é solene, muito diferente da empregada no
cotidiano. A objetividade dominada a cena, não havendo
espaço para as divagações do “eu”.
Tendo estas informações acerca do livro de Camões
indique a que gênero literário pertence Os Lusíadas.
- A)Lírico.
- B)Épico.
- C)Dramático.
- D)Epistolar.
Resposta:
A alternativa correta é B)
“Os Lusíadas” – Luís Vaz de Camões: Uma Obra Épica
O poema Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, é uma das obras mais importantes da literatura portuguesa e um marco do Renascimento. Composto por dez cantos e escrito em versos decassílabos, o poema narra a grandiosa viagem de Vasco da Gama às Índias, celebrando as conquistas marítimas e o heroísmo do povo português.
O trecho apresentado, pertencente ao Canto II, exemplifica a linguagem elevada e solene característica do gênero épico. A descrição do "lúcido Planeta" e a chegada das "infidas gentes" às naus reforçam o tom narrativo e objetivo, típico de uma epopeia, que busca exaltar feitos coletivos e históricos, em vez de explorar sentimentos individuais.
O gênero épico, representado pela alternativa B), é definido por narrativas grandiosas que exaltam ações heroicas, frequentemente envolvendo viagens, batalhas e intervenções divinas. Os Lusíadas se encaixa perfeitamente nessa definição, pois retrata a expansão marítima portuguesa com um estilo majestoso, repleto de invocações às musas e referências mitológicas.
Portanto, a resposta correta é B) Épico, já que o poema de Camões cumpre todos os requisitos do gênero: grandiosidade temática, linguagem elevada e celebração de feitos históricos coletivos.
Deixe um comentário