Dentre os excertos de poemas abaixo, quais podem ser identificados como de Luís Vaz de Camões? 1) “Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, Que a ela só por prêmio pretendia”. 2) “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades”. 3) “Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer”. 4) “A praia é tão longa! E a onda bravia As roupas de gaza te molha de escuma; De noite — aos serenos — a areia é tão fria, Tão úmido o vento que os ares perfuma!. 5) “Froixo o verso talvez, pálida a rima Por estes meus delírios cambeteia, Porém odeio o pó que deixa a lima E o tedioso emendar que gela a veia! São de Luís Vaz de Camões apenas os excertos:
ser identificados como de Luís Vaz de Camões?
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
Que a ela só por prêmio pretendia”.
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades”.
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer”.
As roupas de gaza te molha de escuma;
De noite — aos serenos — a areia é tão fria,
Tão úmido o vento que os ares perfuma!.
Por estes meus delírios cambeteia,
Porém odeio o pó que deixa a lima
E o tedioso emendar que gela a veia!
- A)1, 2 e 3
- B)1, 4 e 5
- C)2, 3 e 4
- D)3, 4 e 5
- E)2, 4 e 5
Resposta:
A alternativa correta é A)
O poeta português Luís Vaz de Camões é uma das figuras mais importantes da literatura lusófona, principalmente por sua obra-prima Os Lusíadas, mas também por sua produção lírica. Analisando os excertos apresentados, é possível identificar claramente três deles como sendo de sua autoria.
O primeiro poema ("Sete anos de pastor Jacó servia...") faz parte da tradição camoniana, retratando uma temática bíblica com um estilo característico do Renascimento português. O segundo ("Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...") reflete a filosofia de Camões sobre a mutabilidade da vida, um tema recorrente em sua obra. Já o terceiro ("Amor é fogo que arde sem se ver...") é um dos mais famosos sonetos do autor, exemplificando sua habilidade em explorar os paradoxos do amor.
Os demais poemas apresentam características estilísticas e temáticas distintas, não condizentes com a obra camoniana. O quarto excerto possui um tom mais romântico, enquanto o quinto apresenta uma metalinguagem poética que não se alinha ao estilo de Camões.
Portanto, a alternativa correta é A) 1, 2 e 3, pois esses são os únicos versos que podem ser atribuídos com segurança à pena do grande poeta português do século XVI.
Deixe um comentário