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Muitas são as formas fixas que foram cultivadas por Camões. Muitas dessas formas também foram praticadas por outros poetas do Quinhentismo português, a exemplo de Sá de Miranda e Antônio Ferreira. Assim, dentre as formas literárias que compõem a poética de Camões, quais não podemos assinalar como cultivadas pelo poeta?
Muitas são as formas fixas que foram cultivadas por
Camões. Muitas dessas formas também foram
praticadas por outros poetas do Quinhentismo
português, a exemplo de Sá de Miranda e Antônio
Ferreira. Assim, dentre as formas literárias que
compõem a poética de Camões, quais não podemos
assinalar como cultivadas pelo poeta?
Camões. Muitas dessas formas também foram
praticadas por outros poetas do Quinhentismo
português, a exemplo de Sá de Miranda e Antônio
Ferreira. Assim, dentre as formas literárias que
compõem a poética de Camões, quais não podemos
assinalar como cultivadas pelo poeta?
- A)Odes e elegias.
- B)Figurados e canto real.
- C)Oitavas e écoglas.
- D)Redondilhas e epopeia.
- E)Canções e sextinas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O poeta Luís de Camões, figura central da literatura portuguesa do século XVI, cultivou uma variedade de formas poéticas, muitas delas herdadas da tradição clássica e renascentista. Sua obra abrange desde a lírica amorosa até a épica, demonstrando domínio técnico e versatilidade. No entanto, entre as opções apresentadas, há formas que não foram praticadas por Camões.
Analisando as alternativas, podemos observar que:
- A) Odes e elegias - Camões de fato escreveu nestes gêneros, seguindo modelos clássicos.
- B) Figurados e canto real - Estas formas não fazem parte do repertório camoniano, sendo a resposta correta.
- C) Oitavas e éclogas - As oitavas foram usadas n'Os Lusíadas, e as éclogas em sua lírica pastoral.
- D) Redondilhas e epopeia - As redondilhas aparecem em sua poesia lírica, e a epopeia é representada por sua obra máxima.
- E) Canções e sextinas - Ambos os gêneros foram cultivados por Camões em sua produção lírica.
Portanto, a alternativa B) corretamente identifica as formas poéticas que não encontramos na obra camoniana, destacando os limites do seu repertório formal dentro da rica tradição poética do Quinhentismo português.
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